Início

Ribeirão Preto

Região de Ribeirão Preto

RIBEIRÃO PRETO É REFERÊNCIA NA SAÚDE E ABRIGA A PRIMEIRA UNIDADE DA FIOCRUZ NO ESTADO

Instalação de uma filial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no município confirma a posição da cidade na área da saúde e pesquisa

Ribeirão Preto, município localizado no interior paulista, é considerado um grande centro de saúde do Brasil, com 17 hospitais e 49 unidades de saúde. É ainda a terceira cidade com mais médicos por habitantes no Estado (6,2 por mil pessoas), atrás de Santos (6,9) e Botucatu (6,45), conforme o estudo “Demografia Médica do Estado de São Paulo”, feito em parceria pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O ambiente propício recebeu a instalação de uma filial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no município, também a primeira do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento, foi implantada a Plataforma Bi-Institucional de Medicina Translacional da fundação com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Na segunda etapa, haverá a implantação de uma plataforma de fabricação de kits de diagnósticos rápidos para diversas doenças, com ênfase em dengue, zika, febre amarela e chicungunha.

A unidade funcionará no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, que é o parque tecnológico da cidade e impulsiona os desenvolvimentos científico e tecnológico da região. A iniciativa atrai empresas que realizam pesquisa e desenvolvimento, com interesses em investir em produtos e processos inovadores voltados prioritariamente às áreas do Complexo Industrial da Saúde (CIS): biotecnologia, tecnologia da informação e bioenergia.

Quer saber mais sobre Ribeirão Preto? Acesse aqui a edição nº 56 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

TURISMO, CULTURA E LAZER MOVIMENTAM A ECONOMIA

Visitantes encontram atrativos na Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação e nas 13 microcervejarias da cidade

Ribeirão Preto também desponta no turismo regional, sendo apontada inclusive pelo Ministério do Turismo como uma das quatro do Estado de São Paulo, entre outras 64 localidades do Brasil, como indutora do desenvolvimento turístico. O município possui mais de 13,7 mil leitos em sua rede hoteleira e uma diversificada rede de bares e restaurantes.

Um grande impulsionador da área de negócios é a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que teve sua 25ª edição realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio. Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, o evento reuniu mais de 800 marcas do Brasil e do exterior nos segmentos de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, pecuária, sementes, tecnologia em software e hardware, entre outros. O evento atraiu mais de 150 mil visitantes brasileiros e estrangeiros.

A cidade possui 13 microcervejarias. Uma parte delas se uniu e formou o Polo Cervejeiro, que também promove o turismo com visitações às fábricas, além de passeio que percorre as cervejarias.

Catedral Metropolitana de São Sebastião, padroeiro da cidade de Ribeirão Preto

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

O tradicional Mercadão é visita obrigatória para moradores e turistas

Parque Luiz Roberto Jábali, a maior área de lazer da cidade de Ribeirão Preto

Quarteirão Paulista, eleito o ponto turístico mais encantador de Ribeirão Preto

Vista geral da cidade de Ribeirão Preto

Calçadão da Rua General Osório, no Centro de Ribeirão Preto

1

Região de Ribeirão Preto

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 69 municípios.
Veja os Dados