Início

São Carlos

Região de Araraquara

SÃO CARLOS: A CIDADE DO PROGRESSO

Universidades levam município a ter um pesquisador com doutorado para cada 180 habitantes; média brasileira é de um doutor para cada 5.423 pessoas

A história de São Carlos, no interior paulista, foi marcada pelo progresso desde sua fundação, em 4 de novembro de 1857. No ano seguinte, foi estabelecida a alfabetização para meninos, e em 1862, a primeira escola para meninas. Em seguida, houve a fundação do Colégio São Carlos, em 1905. O setor educacional da cidade se desenvolveu e hoje tem dois grandes centros universitários: dois campi da Universidade de São Paulo (USP) e um da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A concentração de universidades e centros de pesquisa faz com que São Carlos seja a residência de muitos cientistas e pesquisadores. Segundo a Prefeitura Municipal, há um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes da cidade. Em todo o Brasil, essa relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes.

Os centros de pesquisas também são responsáveis por outra marca importante para o município: a média anual de registros de patente na cidade é de 14,5 por 100 mil habitantes, enquanto a nacional é de 3,2 a cada 100 mil pessoas.

Quer saber mais sobre São Carlos? Acesse aqui a edição nº 53 da revista Comércio & Serviços, que traz detalhes sobre a cidade.

ESTUDANTES ATRAEM EVENTOS, INVESTIMENTOS E EMPRESAS EM SÃO CARLOS

Com 33 anos de atuação, incubadora de empresas da cidade já abrigou 150 companhias

A presença das universidades leva São Carlos a ser a sede de empresas e eventos que reúnem pesquisadores e estudantes. Um exemplo é o ParqTec, primeira incubadora de empresas da América Latina, que abriga tanto firmas que acabaram de nascer quanto aquelas que já estão estabelecidas no mercado. Com 33 anos de atuação, o local já abrigou 150 companhias. Hoje, 20 empresas estão sediadas no ParqTec, que tem capacidade para até 25.

Também por causa das faculdades, a quantidade de investimentos em desenvolvimento tecnológico e inovação é grande em São Carlos. Com 440 auxílios apenas esse ano, a cidade é a terceira na quantidade de projetos do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atrás apenas de São Paulo (764) e Campinas (457).

Os universitários também movimentam a parte cultural da cidade. Uma das maiores festas locais é a Taça Universitária de São Carlos (Tusca), competição realizada em conjunto pelas atléticas da USP e da UFSCar que atrai milhares de estudantes.

Localizada no coração da cidade, Praça Coronel Salles abriga a Câmara Municipal

Mercado Municipal faz parte da história da cidade; com boa infraestrutura, reúne comércio variado

Prédio histórico localizado em São Carlos, Palacete Conde do Pinhal foi tombando pelo Condephaat em 1978

Praca do Balão do Bonde guarda um pouco da história da cidade de São Carlos

Com 15 metros de altura, Cristo na Praça Antonio Adolpho Lobbe é marco da cidade

Ciclovias representam importante elemento do Plano de Mobilidade Urbana

1

Região de Araraquara

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 38 municípios.
Veja os Dados