Início

São José dos Campos

Região de Taubaté

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS É REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA AERONÁUTICA

Cidade localizada no Vale do Paraíba abriga as instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer

Cidade mais populosa da região do Vale do Paraíba, São José dos Campos é referência em tecnologia aeronáutica. Na cidade funciona o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), escola de engenharia de alto nível que possui um dos vestibulares mais concorridos do País, em que quase 8 mil candidatos disputam aproximadamente 170 vagas.

A fundação do ITA está relacionada ao processo de industrialização da cidade, que foi acelerado a partir da instalação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em 1950 – atualmente, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – e da inauguração da Via Dutra, no ano seguinte. Considerado a versão brasileira do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o ITA há formou 13,7 mil profissionais nos cursos de graduação e pós-graduação (de 1950 a 2014) e conta com 2.400 alunos matriculados atualmente.

Também no setor aeronáutico, São José dos Campos se destaca por abrigar a sede da Embraer, a terceira maior fabricante de aviões do mundo. A empresa emprega mais de 20 mil trabalhadores, tem faturamento líquido anual de R$ 21,4 bilhões (2017) e entrega uma média de 250 aeronaves comerciais, executivas e militares por ano.

Não à toa, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade (0,807) superar a média nacional (0,727).

Quer saber mais sobre São José dos Campos? Acesse aqui a edição n.º 57 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

CIDADE CONTA COM MAIOR PARQUE DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DO PAÍS

Organização criada em 2006 recebe investimentos dos setores público e privado

Com mais de 188 metros quadrados de área, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (Pqtec) foi criado em 2006 com o objetivo de promover a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo na região do Vale do Paraíba.

A organização, a maior do País nas áreas de inovação e tecnologia, firmou vínculo com quase 300 empresas, que são responsáveis por 1.480 empregos.

Desde sua fundação, o parque já recebeu R$ 2,1 bilhões em investimentos provenientes dos governos federal, estadual e municipal, do Sebrae e da iniciativa privada – este último responsável por mais da metade dos recursos.

1

Região de Taubaté

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 39 municípios.
Veja os Dados