AMENDOIM É CARRO-CHEFE DO AGRONEGÓCIO EM TUPÃ
Município produz 20 mil toneladas do produto por ano; principais exportações são para EUA, Ásia e Europa
Além da força do comércio, a cidade de Tupã, no interior de São Paulo, destaca-se também pela agricultura e pela pecuária, especialmente na produção do amendoim. O município, que está na maior região produtora de amendoim no Estado, produz cerca de 20 mil toneladas do produto ao ano. As exportações desse item geram resultados expressivos na balança comercial e na economia da cidade, por meio das indústrias de processamento. Quanto à exportação, os maiores compradores são Rússia, Argélia, Vietnã, Holanda, Espanha e EUA.
Outras culturas apresentam volumes representativos: segundo o IBGE, Tupã é a terceira no Estado e quinta no País no cultivo de abacate, com produção de 6,1 toneladas em 2015. No mesmo ano, produziu 2 milhões de unidades de coco, obtendo a segunda colocação no Estado. A proximidade com Bastos, maior produtora de ovos do Estado, também fomenta essa atividade em Tupã, que foi responsável por 11 mil dúzias em 2015, o quarto melhor resultado do Estado e o sexto do Brasil.
Quer saber mais sobre Tupã? Acesse aqui a edição nº 52 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.
FESTA TRADICIONAL JAPONESA ATRAI 20 MIL PESSOAS EM TUPÃ
Colônia nipônica da cidade promove anualmente festividades com danças típicas
No município de Tupã vive uma numerosa colônia japonesa (com 350 famílias) que promove todos os anos, por meio da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert), festividades tradicionais como o Undokai e a Nippon Fest. Esta última (mais tradicional) chega a atrair 20 mil pessoas, segundo o vice-prefeito de Tupã, Caio Aoqui.
Em 2017, a Nippon Fest será realizada entre 6 e 9 de setembro e deve receber 4 mil pessoas por dia, vindas de toda a região. Danças típicas japonesas e concurso de karaokê fazem parte da programação. Já a Unodokai, festa mais antiga da colônia, acontece sempre no segundo domingo de julho. Outra festividade é a Homenagem ao Imigrante, uma celebração espiritual promovida pelas duas igrejas budistas de Tupã e pela Seicho-No-Ie.
Por suas belas e raras árvores, a Praça da Bandeira é um dos cartões postais da cidade de Tupã
Vista de cima da Rua Tamoios, centro comercial do município
Comércio é o principal empregador da cidade, com cerca de 5 mil postos de trabalho
Coleção do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre; em Tupã, vive uma numerosa colônia japonesa
Em 2014, a UNESP Tupã alcançou nota máxima no Enade
Museu dos Pioneiros de Varpa, distrito de Tupã, preserva características dos anos 20
Com área de 627,98 km², Tupã tem cerca de 65.705 habitantes
Entrada de Varpa, distrito situado no sul da cidade de Tupã
1
Região de Marília