Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Sustentabilidade

Nova lei sobre a retirada de fios inutilizados na rede elétrica do município de São Paulo atende a pleito da FecomercioSP

Federação mostra preocupação com o excesso de fios nos postes em ofícios encaminhados à Prefeitura de São Paulo, à Aneel e à Anatel

Ajustar texto: A+A-

Nova lei sobre a retirada de fios inutilizados na rede elétrica do município de São Paulo atende a pleito da FecomercioSP

Exposição de fios e cabos suspensos em excesso causa poluição visual, insegurança à população e prejuízos aos negócios 
(Arte: TUTU)

Concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas que compartilhem essa infraestrutura deverão eliminar o excesso de fios nos postes na cidade de São Paulo. É o que determina a Lei 17.501, de 3 de novembro de 2020, que prevê ainda multa de R$ 5 mil por cada ocorrência não regularizada, cobrada em dobro no caso de reincidência.

A lei atende ao pleito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) encaminhado ao prefeito Bruno Covas em 16 de março deste ano, sobre a necessidade de fiscalização e retirada de fios inutilizados em vias públicas da capital paulista.

Fique por dentro de outras notícias de sustentabilidade
Comércio precisa emitir novo documento eletrônico para gestão de resíduos
Comércio não pode ser o único responsável pela logística reversa de medicamentos
FecomercioSP solicita regulamentação da lei que obriga comércio a receber pneus inservíveis

O documento, também enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na mesma data, mostra a preocupação da Entidade com a grave situação de desordem no uso compartilhado dos postes das distribuidoras de energia elétrica com as empresas de telecomunicações.

Para o Conselho de Sustentabilidade da Federação, a exposição de fios e cabos suspensos de forma desordenada e em excesso causa poluição visual, além de insegurança à população e prejuízos aos negócios dos setores de comércio, serviços e turismo.

Assim, o uso correto do espaço público quanto ao posicionamento e ao alinhamento de todas as fiações e os equipamentos instalados nos postes da concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, incluindo a observância às normas técnicas aplicáveis – como os afastamentos mínimos de segurança em relação ao solo, aos condutores energizados da rede de energia elétrica e às instalações de iluminação pública, evitando interferir no uso do espaço público por outros usuários e pedestres –vai aumentar a segurança de pessoas e instalações.

A lei, que ainda deve ser regulamentada em até 60 dias contados da data de sua publicação no Diário Oficial, estipula que as empresas terão um ano para adaptação à lei a partir da data de publicação da norma, até 3 de novembro de 2021. Após essa data, poderão ser aplicadas penalidades e, em caso de notificação, a empresa terá 150 dias para regularizar a situação de seus cabos e/ou equipamentos, ressalvada toda e qualquer situação emergencial ou com risco de acidente, caso em que a regularização deverá ocorrer de forma imediata.

Saiba mais sobre o Conselho de Sustentabilidade.

 
Fechar (X)