Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon-SP)

Codecon-SP discute ampliação da isenção de ICMS para geração de energia solar

Estado de São Paulo poderia aumentar sua capacidade de geração de energia limpa, se estendesse isenção de 1 para 5 megawatts

Ajustar texto: A+A-

Codecon-SP discute ampliação da isenção de ICMS para geração de energia solar

Energia solar representará 38% da matriz energética brasileira, segundo projeções da associação do setor
(Foto:Tutu) 

Por Filipe Lopes

Durante reunião do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon-SP), realizada na quarta-feira passada (25) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), foram discutidos os incentivos fiscais na geração de energia fotovoltaica (solar). A reunião foi mediada pelo vice-presidente do Codecon-SP, Fábio Nieves Barreira.

O mercado de geração de energia solar está em franca expansão no Brasil e já tem capacidade de gerar 2.253 megawatts, que representa 1,3% de toda a matriz energética no Brasil. Segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2050, a energia solar representará 38% de toda matriz energética nacional, alcançando capacidade de 125 gigawatts.

Veja também
Sistema de classificação do programa “Nos Conformes” já pode ser consultado pelo contribuinte
CAT debate importância do compliance fiscal nas empresas
FecomercioSP participa de audiência pública sobre o Código de Defesa do Empreendedor

Hoje qualquer pessoa pode instalar um sistema fotovoltaico em casa ou empresa e consumir aquela energia (modalidades microgeração e minigeração). Como uma pessoa não é capaz de armazenar sua própria energia gerada, ela é jogada na rede elétrica e se torna uma parceira na geração de energia. Toda energia coletada durante o dia é armazenada pela distribuidora e descontada no consumo noturno da residência geradora. O gerador de energia solar só irá pagar pela diferença de valor da energia consumida. Inclusive, se a energia gerada não passar e 1 megawatt, ela é isenta de ICMS, segundo Convênio ICMS 16/15, ao qual o Estado de São Paulo aderiu.

Segundo Nieves, que também é coordenador da Força-Tarefa de Tributação da Absolar, os esforços da associação é aumentar o limite de energia solar isenta de ICMS (de 1 para 5 megawatts), como ocorre em Minas Gerais – Estado brasileiro com maior capacidade geradora de energia fotovoltaica do Brasil com 137 megawatts. “A Sefaz-SP poderia avaliar o aumento do limite de isenção de energia solar para estimular a instalação e o desenvolvimento do segmento em São Paulo”, aponta Nieves. Outra pauta da associação é a adesão de São Paulo ao Convênio ICMS 114/17, que dá isenção de ICMS para equipamentos e componentes de sistemas solares em prédios públicos estaduais.

Fechar (X)