Sustentabilidade
10/02/2014276 projetos disputam 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Inscrições foram encerradas ontem (10/02); lista de finalistas será divulgada em março

São Paulo, 11 de fevereiro de 2014 - O 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade está com 276 projetos cadastrados. As inscrições, iniciadas em junho passado, foram encerradas ontem (10/02), e a lista de finalistas será divulgada em março.
Promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), a iniciativa tem como objetivo valorizar as melhores práticas adotadas por empresas, entidades e profissionais de vários setores em prol de um desenvolvimento consciente e sustentável.
Além do reconhecimento promovido pelo prêmio, cada vencedor será contemplado com um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil, entregue durante cerimônia de premiação a ser realizada em maio, na sede da federação.
Entre as novidades desta edição, estão a inclusão da categoria Reportagem Jornalística; a decisão de o quesito "inovação" ser adotado como pilar permanente do prêmio; e a premiação ter se tornado anual - até a 3º edição, o prêmio era entregue a cada dois anos. Com o ingresso da área de jornalismo, o prêmio passou a contar com quatro categorias, três delas com subcategorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line).
Os finalistas serão escolhidos por uma comissão de jurados liderada pelo presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg. Também fazem parte da banca a jornalista com mestrado em Ciência Ambiental e senior program manager da Fundação Solidaridad no Brasil, Fátima Cardoso; Mário Sérgio Fernandes de Vasconcelos, diretor de relações institucionais da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); e Emerson Kapaz, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
Serão avaliados critérios como inovação; relevância para o negócio; relevância para as demais partes interessadas; amplitude; resultado; e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral. São eles: ética nos negócios; procedência dos produtos; cadeia de suprimentos; empregados; operações do negócio; logística; atributos de qualidade dos produtos e serviços; atendimento; marketing; consumo consciente; crédito responsável; concorrência; interatividade com as comunidades; mercados inclusivos; autorregulação e interatividade com o poder público; e meio ambiente.
Com início em junho do ano passado, as inscrições foram feitas por meio do site oficial https://www.fecomercio.com.br/sustentabilidade, no qual também está disponível o regulamento completo da ação.
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