Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

42,2% dos consumidores possuem algum tipo de aplicação

Dentre as formas de poupar dinheiro, a previdência privada foi a que mais cresceu neste ano, com alta de 3,8 pontos porcentuais

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 10 de novembro de 2014 – A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que os consumidores paulistanos estão poupando mais em vez de contrair novos financiamentos. Do total de entrevistados em outubro, 42,2% possuem algum tipo de aplicação – alta de 0,8 ponto porcentual. Além disso, dos consumidores endividados, 35,2% possuem aplicação, aumento de 2,9 pontos porcentuais em comparação a setembro (32,3%) deste ano.
 
Dentre os tipos de aplicação, a poupança ainda é a modalidade mais escolhida, com 73,3%; contudo, a previdência privada vem ganhando espaço e, em outubro, alcançou 7,8% do total de entrevistados. 
 
A pesquisa mostra ainda que o Índice de Intenção de Financiamento caiu 3,5% em relação ao mês anterior, ao passar de 24,8 para 23,9 pontos. Quanto aos entrevistados, 87,1% deles não querem contrair nenhum tipo de financiamento nos próximos três meses e, na comparação anual, o desinteresse pela contratação de novas linhas de crédito aumentou 2,0 pontos percentuais. 
 
Esse cenário conservador fez com que o indicador de risco melhorasse justamente no ponto em que o risco é mais imediato: entre os consumidores endividados. A melhora de 2,4% no Índice de Segurança de Crédito deve-se ao aumento de 9,0% dos consumidores endividados e à diminuição de 2,7% na segurança daqueles que não possuem dívidas. 
 
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, essa evolução na segurança ocorre graças ao incremento da poupança das famílias e do conservadorismo em razão das incertezas momentâneas da economia do País. Além disso, enquanto o índice de desemprego estiver em baixa, o mercado de crédito não corre riscos excessivos de inadimplência. 
 
Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Fechar (X)