Sustentabilidade
27/05/201490% das cidades brasileiras não conseguiram eliminar lixões
Com verbas escassas, municípios descumprem prazos para entrega de projetos referentes à Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Os municípios brasileiros descumpriram os prazos para a entrega de projetos referentes à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e não conseguirão atender à legislação que entra em vigor em 2 de agosto. Segundo texto publicado recentemente pela Câmara dos Deputados, as cidades alegaram que, devido à escassez de recursos financeiros, não poderão extinguir os lixões ilegais. Embora as multas previstas variem de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, somente 10% dos cerca de 3 mil municípios com lixões tiveram êxito ou iniciativa para substituí-los por aterros sanitários.
A nota afirma ainda que apenas 60% das cidades brasileiras possuem algum tipo de ação para a coleta seletiva como projetos para separação de materiais e envio para reciclagem, o que minimizaria o volume de produtos a serem enviados a lixões irregulares ou até mesmo a aterros adequados.
Fonte: Pensamento Verde
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/90-das-cidades-brasileiras-nao-conseguiram-eliminar-lixoes