Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Após cinco meses de saldos negativos, varejo na região de Araraquara cria 30 postos de trabalho formais em junho

Entretanto, segundo a FecomercioSP, no acumulado dos seis primeiros meses do ano foram eliminadas 1.081 vagas celetistas

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 30 de agosto de 2018 – Após cinco meses de saldos negativos, o comércio varejista na região de Araraquara voltou a abrir vagas com carteira assinada em junho. No mês, 30 novos postos de trabalho formais foram criados, resultado de 2.359 admissões contra 2.329 desligamentos. Nos seis primeiros meses do ano, porém, foram extintos 1.081 empregos. No acumulado de 12 meses, 271 novos vínculos foram abertos. Com isso, o setor encerrou o mês com estoque ativo de 66.733 trabalhadores formais, alta de 0,4% em relação ao mesmo período de 2017. No mês, apenas o varejo de Araraquara e Osasco criaram novos postos de trabalho entre as 16 regiões analisadas no Estado.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Das nove atividades analisadas, cinco sofreram queda no estoque de trabalhadores formais em junho em relação ao mês de 2017, com destaque em lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,3%) e autopeças e acessórios (-1,4%). Por outro lado, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (2,9%) e de farmácias e perfumarias (2,8%) apontaram as maiores altas na mesma base comparativa. 

Desempenho estadual
O comércio varejista no Estado de São Paulo eliminou 5.808 empregos com carteira assinada em junho, resultado de 67.039 admissões e 72.847 desligamentos, o pior resultado para o mês desde 2015. Com isso, quase 34 mil vagas foram fechadas no primeiro semestre. Assim, o varejo paulista encerrou o mês com um estoque de 2.055.480 empregos formais, leve alta de 0,2% em relação a junho de 2017. No acumulado de 12 meses, o saldo é positivo em 3.254 vagas.

Em junho, apenas as concessionárias de veículos apontaram saldo positivo (170 novos vínculos celetistas) entre as nove atividades analisadas. Destacaram-se negativamente as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-1.798 vagas), o grupo de outras atividades (-1.387 vagas) – em que predomina o comércio de combustíveis – e o varejo de materiais de construção (-1.217 vagas).

No comparativo anual, quatro atividades sofreram redução do estoque de empregos celetistas, com destaque para lojas de vestuário, tecidos e calçados (-1,9%) e lojas de móveis e decoração (-1,6%).  Em contrapartida, os segmentos de farmácias e perfumarias e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos obtiveram os melhores resultados, ambos com crescimento de 2,4%.

A assessoria econômica da FecomercioSP destaca que o primeiro semestre normalmente tende a ser de retração no varejo paulista, mas que, neste ano, a situação foi ainda pior que em 2017. Além disso, a paralisação dos caminhoneiros foi um fator determinante para o resultado negativo no mês, pois gerou uma crise de desabastecimento e criou um clima de incertezas, com reflexos negativos imediatos sobre a confiança dos consumidores e empresários e, consequentemente, sobre a geração de vagas com carteira assinada. Esse impacto negativo já era previsto pela Federação.

A FecomercioSP ressalta a importância de o empresário ficar atento à alta rotatividade de funcionários, já que os custos de desligamentos e contratações são elevados.

Região de Araraquara
Américo Brasiliense, Analândia, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Corumbataí, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Ipeúna, Itápolis, Itirapina, Matão, Monte Alto, Motuca, Nova Europa, Pirangi, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Ernestina, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Tambaú, Taquaritinga, Trabiju, Vista Alegre do Alto.

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)