Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Após dois meses em queda, otimismo dos empresários paulistanos volta a subir

Expectativas sobre negócios e propensão a contratação de novos funcionários crescem; por outro lado, números ainda não indicam retomada

Ajustar texto A+A-

Após dois meses em queda, o otimismo do empresariado paulistano voltou a registrar aumento – principalmente por conta da flexibilização nas restrições de mobilidade –, como mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) de junho: o indicador fechará o mês em 90,6 pontos, o que representa uma alta de 8,1% em relação ao mês passado, quando estava nos 83,8. A melhora é ainda mais expressiva (48,6%) se comparada à pontuação de junho do ano passado, momento de queda mais acentuada do índice, quando marcava 61 pontos. O desempenho de junho é o melhor desde março, como se vê no gráfico a seguir.

25.6_1

As três variáveis que compõem o índice tiveram crescimento significativo em junho, com destaque para o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que subiu 10,5% em junho, passando dos 118,7 pontos em maio para 131,1 agora. A alta do índice, que mede a percepção do empresariado sobre o futuro dos negócios, revela um contexto de maior resiliência em relação aos impactos da pandemia na economia.

Tanto é que se trata de um cenário muito diferente de junho de 2020: o IEEC agora é 62,4% maior do que o registrado naquele mês.
 
O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) subiu 5,4% em junho, chegando aos 56,3 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2020, a alta é de expressivos 69,7%. Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que pergunta ao empresariado sobre a propensão a investir em seus negócios, subiu 6,2% em relação a maio – saindo de 79,4 pontos para 84,4 agora.
 
Para a Federação, se por um lado é nítida a conjuntura de mais confiança dos empresários – que se liga à melhora dos números da pandemia na cidade de São Paulo – por outro também é relevante considerar que as bases de comparação estatísticas são muito frágeis;especialmente em relação a junho do ano passado, período marcado por um profundo pessimismo. Desta forma, os números estão longe de indicar uma recuperação imediata da economia.
 
Os dados de outro indicador, porém, também sustentam o contexto de melhora no humor do empresário paulistano: o do Índice de Expansão do Comércio (IEC). Em queda livre desde março, ele subiu 10,9% em junho, alcançando a casa dos 88,3 pontos – estava em 79,6 em maio. Na comparação com junho de 2020, a melhora é de 40,7%.

25.6_2

O dado mais relevante do IEC, porém, é o de uma de suas duas variáveis: a de Expectativas para Contratação de Funcionários, que reflete a propensão dos empresários a contratarem, impactando na taxa de desemprego. Neste caso, o avanço em junho foi de 14,1% em relação a maio e de 66,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
A outra variável, de Nível de Investimento das Empresas, subiu 5,7% em junho.
 
Como manter o otimismo?
Para a FecomercioSP, é importante que as empresas sigam firmes com um planejamento financeiro adequado à conjuntura pandêmica. Isso significa, sobretudo, manter um fluxo equilibrado do caixa, aproximando vencimentos de cobranças das datas de recebimento, mas também reavaliar riscos, calcular os possíveis aumentos de custos e saldar empréstimos. É muito relevante ainda que, em um mercado que passa por mudanças estruturais, uma reavaliação de todo o planejamento do negócio, observando as demandas do público daqui em diante.
 
Como a Federação vem alertando desde o início da pandemia, tudo isso ainda passa por uma gestão eficiente das mercadorias que entram e saem. Isso parece estar sendo seguido pelo empresário paulistano.Não à toa o Índice de Estoques (IE) voltou ao patamar de otimismo em junho, subindo 1,7% e chegando aos 100,8 pontos.

25.6_3

25.6_4

Fechar (X)