Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Após quatro meses de saldos negativos, varejo na região de São José do Rio Preto volta a criar novos postos de trabalho

De acordo com a FecomercioSP, em maio, foram criadas 156 vagas celetistas e, no acumulado de 12 meses, 474 novos vínculos empregatícios

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 13 de agosto de 2018 – Após quatro meses de saldos negativos, em maio, o comércio varejista da região de São José do Rio Preto voltou a abrir postos de trabalho. Foram 156 novas vagas com carteira assinada no mês, resultado de 2.973 admissões contra 2.817 desligamentos. No acumulado de 12 meses, 474 novos vínculos empregatícios foram criados. Com isso, o varejo da região fechou o mês com estoque ativo de 79.646 trabalhadores formais, alta de 0,6% em relação a maio de 2017.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Das nove atividades pesquisadas, três apresentaram retração no estoque de trabalhadores, na comparação com maio do ano passado. São elas: outras atividades (-1%); materiais de construção e lojas de vestuário, tecidos e calçados (ambas com -0,4%). Por outro lado, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (4,3%); e de concessionárias de veículos (3,3%) apresentaram as maiores variações positivas na mesma base comparativa.

Desempenho estadual

O comércio varejista no Estado de São Paulo eliminou 1.791 postos formais de trabalho em maio, resultado de 75.112 admissões e 76.903 desligamentos. Com isso, o varejo paulista encerrou o mês com um estoque de 2.061.288 vínculos empregatícios com carteira assinada. No acumulado de 12 meses, são 8.109 empregos formais a mais, o que reverte o cenário negativo observado nos três anos anteriores para o período.

Em maio, seis dos nove segmentos analisados registraram saldo negativo de empregos, com destaques para materiais de construção (-816 vagas) e para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-868 vagas). As farmácias e perfumarias impediram um resultado geral pior, ao abrirem 694 novas vagas.

Em relação a maio de 2017, cinco atividades registraram aumento do estoque de empregos com carteira assinada, com destaque para eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (3,1%) e para farmácias e perfumarias (2,8%). Por outro lado, lojas de vestuário, tecidos e calçados (-1,6%) e lojas de móveis e decoração (-1,5%) apontaram as maiores quedas na mesma base comparativa.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o varejo paulista registrou mais desligamentos do que admissões nos três primeiros meses do ano. Esse ajuste no quadro de funcionários já era esperado após a melhor época de vendas do ano, o Natal, principalmente nos segmentos de supermercados e de lojas de vestuário, tecidos e calçados. Em abril, o setor voltou a registrar saldo positivo de empregos com a abertura de 2.340 vagas, criando boas perspectivas para os meses seguintes.

Entretanto, segundo a Entidade, a paralisação dos caminhoneiros foi um fator determinante para o resultado negativo apontado em maio, pois, além de gerar uma crise de desabastecimento, a greve também criou um clima de incerteza, com reflexos negativos imediatos sobre a confiança dos consumidores e empresários e, consequentemente, sobre a geração de vagas com carteira assinada. Para a FecomercioSP, esse cenário deve impactar negativamente também os dados de junho.

Região de São José do Rio Preto

Adolfo, Altair, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Cajobi, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Embaúba, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Guaraci, Guarani d'Oeste, Ibirá, Icem, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira d'Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubineia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga. 

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)