Sustentabilidade
25/08/2014“Banco” de recursos naturais do planeta entra no vermelho
A cada ano, os recursos naturais duram menos, aponta a Global Footprint Network

Se o planeta Terra fosse um grande “banco” de recursos naturais já estaria operando no vermelho desde o último dia 19 de agosto. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), em menos de oito meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano, o que significa que, pelo resto do ano, reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de dióxido de carbono produzida na atmosfera.
A cada ano, os recursos naturais duram menos. No ano 2000, por exemplo, este “dia de esgotamento” foi registrado em 1º de outubro. Atualmente, a maioria da população mundial vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar. É como se a conta no banco fechasse todo mês no vermelho: estamos gastando mais do que ganhamos. O "cheque especial do planeta" está cada vez mais visível na vida de todo mundo. O aquecimento global é a mais óbvia, visível e urgente das consequências.
De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários à demanda humana e à capacidade regenerativa do planeta.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/banco-de-recursos-naturais-do-planeta-entra-no-vermelho