Sustentabilidade
06/03/2014Bioplástico feito de cascas de camarão nutre solo após descarte
Produto reduz impactos no meio ambiente e fortalece plantações

As cascas de camarões, comumente despejadas nos oceanos com a atividade pesqueira, passaram a ter uma utilidade alternativa e ecológica após pesquisa desenvolvida no Instituto Wyss, na Universidade de Harvard.
O material orgânico foi utilizado na produção de um novo tipo de plástico, que é biodegradável e tem capacidade de prover nutrientes para o solo após ser descartado. Dessa maneira, o produto criado, além de dar novo destino às cascas, reduz impactos no meio ambiente e fortalece plantações, evitando o uso de defensivos agrícolas.
O bioplástico desenvolvido também contou com o uso de pó extraído da madeira na produção, que deu maior resistência e qualidade ao material. O novo produto tem rigidez suficiente para manter a forma tridimensional.
Os pesquisadores, agora, buscam encontrar maneiras de produzir o bioplástico em larga escala. Para ver uma planta crescendo a partir da invenção, clique aqui.
Fonte: CicloVivo
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/bioplastico-feito-de-cascas-de-camarao-nutre-solo-apos-descarte