Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Busca por crédito diminui 5,4% comparado ao mesmo período de 2014

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 03 de março de 2015 - A busca por novas linhas de crédito recuou 5,4%, na comparação com o mês de fevereiro de 2014, junto com a redução da poupança das famílias, de acordo com a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Índice Intenção de Financiamento, de 22,4 pontos em janeiro, foi para 27,3 pontos em fevereiro, devido a maioria dos consumidores gastar toda a poupança em decorrência das dívidas feitas no Natal. Há também gastos de inicio de ano, escolares, IPVA, IPTU, custos das férias, entre outros endividamentos. Apesar do aumento, a maioria dos entrevistados (84,3%) disse não ter a intenção de contrair financiamento nos próximos três meses.

Com o vencimento das dívidas contraídas no Natal e os gastos no início do ano, a maioria dos consumidores busca linhas de crédito e reduz a poupança, o que resulta em maior risco no mercado de crédito. O Índice de Segurança de Crédito apresentou queda de 8,7% em relação a janeiro ao passar de 84,6 para 77,2 pontos. De acordo com a Assessoria Econômica da Federação, a queda foi motivada pela redução da poupança dos não endividados, o que provavelmente se deve ao fato de que os que já estavam endividados não buscaram ou não tiveram acesso à novas linhas de crédito. Portanto, algo indica que estão - ao menos nesse momento - mais cautelosos.

A Assessoria considera ainda que apesar de algumas ações de boas empresas estarem em um patamar atrativo para compra, o momento de crise econômica e o conservadorismo do investidor brasileiro faz com que a Poupança mantenha a liderança na preferência dos aplicadores com 73,6% seguida pela Renda Fixa com 11,2%.

A tendência de curto prazo apresenta ser de maior risco e menor poupança, e isso pode não se reverter ao longo de 2015 já que o cenário é de provável deterioração das condições de emprego e renda. Possivelmente o mercado financeiro vai travar ações de contenção da inadimplência, que poderá crescer, mas não a níveis insustentáveis, segundo as projeções existentes.

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Fechar (X)