Sustentabilidade
06/08/2026‘Cases’ mostram como levar a agenda climática às empresas
Painel da São Paulo Climate Week reúne especialistas para compartilhar experiências que ajudam negócios a avançarem rumo à economia de baixo carbono
A agenda climática do Comércio e dos Serviços ganhou destaque na programação da São Paulo Climate Week 2026 (SPCW). Representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade da Entidade, apresentou o case “Comércio e Serviços na agenda climática: orientação, diálogo e ação empresarial”, mostrando como a Federação apoia Sindicatos filiados e empresas na incorporação de práticas voltadas para a economia de baixo carbono.
A apresentação ocorreu durante o Encontro Net Zero no Brasil, painel que integra a programação oficial da SPCW, reunindo especialistas, empresas, academia e representantes do setor produtivo para compartilhar soluções destinadas à descarbonização e à competitividade.
O encontro nasceu a partir do lançamento do livro Estratégias Net Zero, publicação coletiva da qual Cristiane é uma das coautoras. A obra reúne especialistas de diferentes áreas para discutir caminhos capazes de transformar metas climáticas em estratégias de desenvolvimento e vantagem competitiva.
Inspirada nas tradicionais Climate Weeks de Nova York e Londres, a SPCW consolidou-se como uma das principais plataformas nacionais de mobilização sobre mudanças climáticas. A iniciativa reúne mais de 200 organizações e conecta empresas, governos, investidores e sociedade civil para impulsionar projetos e soluções para a transição climática.
Da orientação à ação empresarial
Durante o painel, Cristiane apresentou a experiência da FecomercioSP na tradução de temas complexos da agenda climática em orientações práticas a Sindicatos e empresas, especialmente as Micro, Pequenas e Médias (MPEs), que lidam com impasses na hora de acompanhar as novas exigências regulatórias e as oportunidades da economia de baixo carbono.
O trabalho desenvolvido inclui estudos, publicações, debates, capacitações e apoio técnico para ajudar o setor empresarial a incorporar critérios de sustentabilidade às estratégias de negócio, aumentando sua competitividade e preparando os negócios para os desafios da transição climática.
A assessora também destacou a atuação do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, que reúne algumas das maiores empresas do varejo brasileiro para debater obstáculos comuns, desenvolver soluções e compartilhar boas práticas em temas como mudanças climáticas, descarbonização, economia circular e eficiência energética — pilares da Agenda Verde da Federação. As experiências construídas são disseminadas, ampliando o alcance dessas iniciativas e fortalecendo toda a cadeia do Comércio e dos Serviços.
“A transição climática depende de orientação técnica, diálogo e soluções que possam ser aplicadas no dia a dia das empresas. A FecomercioSP contribui com a experiência construída ao lado do empresariado, demonstrando que a transição climática depende não apenas de metas de longo prazo, mas também de orientação técnica, diálogo permanente e soluções aplicáveis ao seu cotidiano”, ressaltou Cristiane, evidenciando como conhecimento, cooperação e segurança técnica podem transformar entraves ambientais em oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo.
Ao abordar exemplos práticos em sua exposição, a assessora explicou que a logística reversa — obrigação prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para diversos setores do Comércio — também contribui para a redução indireta das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Como forma de apoiar as empresas no cumprimento dessa exigência, a FecomercioSP mantém uma Plataforma de Logística Reversa, que permite a adesão gratuita a sistemas coletivos, facilitando a gestão ambiental e incentivando práticas alinhadas com a transição para uma economia de baixo carbono.
Leia também: