Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Cinco ecobairros são destaque no mundo

Iniciativas contemplam consumo reduzido de água, coletiva seletiva de lixo e fontes renováveis de energia

Ajustar texto A+A-

Cinco ecobairros são destaque no mundo

Bairros sustentáveis começam a sair do papel e virar realidade pelo mundo. As soluções e experiências pensadas na escala dos bairros estão apresentando bons resultados e podem servir de inspiração para regiões maiores. Confira abaixo cinco exemplos bem-sucedidos.

1) BedZED - Londres, Reino Unido
O bairro com 100 casas no sul de Londres busca criar uma “comunidade com emissão zero” e alta qualidade de vida. O BedZED já conseguiu reduzir o consumo de água em 58% e recicla 60% dos resíduos. Mais de 80% das famílias consomem alimentos orgânicos.

2) Western Harbour - Malmö, Suécia
Um antigo parque industrial foi transformado em modelo de desenvolvimento urbano-ecológico, com mais de 600 moradias. O primeiro passo foi a recuperação do solo contaminado. Entre outras medidas, foram instalados dois geradores eólicos de 2MW de potência, mais de 1400 m² de coletores solares e 120 m² de células fotovoltaicas.

3) Hammarby Sjöstad - Estocolmo, Suécia
O bairro surgiu nas margens do lago Hammarby Sjö em uma área degradada. A prefeitura decidiu recuperar a região, com soluções inovadoras como um sistema subterrâneo de coleta seletiva de resíduos que facilita a reciclagem. O bairro está conectado ao centro de Estocolmo por meio de sistema ferroviário e ciclovias.

4) Vauban - Freiburg, Alemanha
O bairro-modelo foi construído em uma antiga área militar. Dos 5 mil moradores, 40% não têm carros particulares. As moradias consomem pouca energia e muitas geram sua própria energia por meio de fontes renováveis. Aproximadamente 20% de toda a energia elétrica consumida pelos moradores de Vauban é proveniente de placas solares instaladas nas residências do bairro.

5) Christie Walk - Adelaide, Austrália
O pequeno ecobairro, com 27 casas, começou a ser construído no ano 2000. Com participação ativa de seus moradores durante todo o processo de planejamento e de execução, o bairro tem aquecimento solar, telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva, compostagem e hortas em jardins, calçadas e balcões.

Fonte: EcoD

Fechar (X)