Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comitê Energia da FecomercioSP inicia atividades e debate avanço da crise energética no País

Encontro reuniu representantes de empresas e entidades para tratar dos problemas que mais demandarão atenção do governo e do setor privado no segundo semestre

Ajustar texto A+A-

Comitê Energia da FecomercioSP inicia atividades e debate avanço da crise energética no País

O Comitê Energia atuará para abrir canal de diálogo com o Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Aneel e ONS
(Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no âmbito do Conselho de Sustentabilidade (CS), estrutura o Comitê Energia, com objetivo de promover as melhorias do custo e da qualidade da energia às empresas e de debater propostas nesse sentido para serem endereçadas ao Poder Público e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de consolidar posicionamentos sobre eficiência energética, geração distribuída, mercado livre de energia, tarifas, tributos, dentre outros. 

Em reunião inaugural, realizada na última quarta-feira (7), estiveram presentes membros do CS, representantes da FecomercioSP em conselhos de consumidores de distribuidoras de energia, de associações do setor, especialistas e representantes de companhias do varejo, da área de energia e do Poder Público. No encontro, os presentes dialogaram sobre as diretrizes do comitê. O Comitê Energia surge em um momento em que o Brasil pode enfrentar risco de desabastecimento de eletricidade, e certamente os empresários terão aumento nas contas de energia, explicou Cristiane Cortez, assessora técnica do CS. 

O presidente do CS, José Goldemberg, à frente do Comitê Energia, alertou que, diante da atual crise, não é possível instalar geradores eólicos e de energia fotovoltaica suficientes para atender à demanda até o segundo semestre, então, o País terá de operar as usinas térmicas no máximo da capacidade, de forma que o preço da energia suba ainda mais. “Apenas o apelo para a redução no consumo doméstico não irá resolver a questão, pois representa apenas 30% do consumo geral. Mais da metade vem da indústria e também do comércio. Será necessário introduzir medidas de racionalização e mudança de horários [de uso intensivo]. Enquanto não houver mobilização, mais térmicas serão ativadas e maior será o custo da energia”, alertou. 

Leia mais sobre sustentabilidade
FecomercioSP recomenda economia de água por parte das empresas após alerta hídrico do Sistema Nacional de Meteorologia
FecomercioSP sugere melhorias em PL paulistano de coleta seletiva do lixo
Entenda o aumento das tarifas de energia e veja dicas para economizar

“Esta reunião é um pontapé inicial para despertar ideias novas que possam nos ajudar. As ações tomadas pelo Ministério de Minas e Energia e pelo governo federal têm sido muito discretas e não resolverão o problema. Se a estiagem continuar, teremos sérios problemas nos próximos meses. E o projeto de privatização da Eletrobras, como tem avançado no Congresso, não irá ajudar; o projeto praticamente destruiu o planejamento energético no País. Colocar térmicas onde não haja consumo nem exista gás, e por motivos políticos, é abandonar a racionalidade”, Goldemberg enfatizou. 

No encontro, também foram mencionados os fatos de o Brasil enfrentar uma crise de energia mesmo com uma economia que praticamente não cresce há anos e de que o País passou por uma grave recessão em 2020, com diversas empresas fechadas temporariamente ou falidas. 

O nível de reservatórios no Sudeste e no Centro-oeste estão com capacidade abaixo de 29% do total, enquanto que, em 2020, a capacidade era de 53%. No agregado do País, a capacidade atual caiu de 60% para 40%. “Isso nos dá uma ideia sobre ter mais aumento no custo da energia, a fim de tentar conter o consumo e, ainda, entender os impactos na produtividade. Se entrarmos em uma rota de crescimento econômico, continuaremos a ter problemas de oferta em relação à capacidade energética”, detalhou Marcelo Allain, membro do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP. 

O Comitê Energia atuará, ainda, para abrir canal de diálogo com o Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Aneel e o Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS). Empresas interessadas em participar do Comitê e dos debates podem contatar a área de Relações Institucionais da FecomercioSP, por meio do contato ri@fecomercio.com.br.

Conheça o Comitê Energia

Faça parte

Se você tem interesse na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.

Conheça todos os pleitos da FecomercioSP aqui.

Fechar (X)