Sustentabilidade
24/04/2014Como é possível lucrar com o lixo no Brasil?
Série de reportagens veiculada pela BandNews FM é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e aborda a questão do lixo

A jornalista Natália Godoy é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade com a série de três reportagens “Lixo, do problema à solução”. Apresentado inicialmente na programação da rádio BandNews FM de Brasília, em agosto do ano passado, o especial mostra a realidade da produção de resíduos no País e como é possível lucrar com o que hoje é descartado.
Natália explica que a ideia de produzir a série surgiu devido aos prazos previstos na lei que institui o Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre eles o de extinção dos lixões brasileiros, previstos para serem desativados em agosto de 2014. “Em Brasília, por exemplo, ainda estamos muito atrás quanto a sistemas de coleta seletiva e reciclagem”, diz a jornalista. “Algumas cidades brasileiras mostram caminhos e soluções, apesar de o Brasil ainda ter muitos lixões como depósito de resíduos sem nenhum tratamento”, acrescenta.
Para a repórter, o tema se mantém relevante e deve ser abordado com frequência pelos veículos em geral. “O governo do Distrito Federal já anunciou a coleta seletiva em todos os bairros, mas muita gente ainda não sabe o que deve ser separado nem como fazer isso. Além disso, há queixas pelo fato de o caminhão especial não passar nos dias e horários corretos”, explica Natália. Outra perspectiva apontada na série foi a da perda econômica, estimada em cerca de R$ 8 bilhões ao ano, pelo não reaproveitamento de material potencialmente reciclável. “Queríamos mostrar que o lixo é também uma fonte de riqueza.”
A série exigiu dois meses de trabalho – do surgimento da ideia à veiculação das reportagens. Foram entrevistados especialistas das universidades de São Paulo (USP) e de Brasília (UnB), representantes de organizações não governamentais e de associações, autoridades de governos, moradores e catadores.
Natalia é graduada em Jornalismo há quase dois anos e trabalha na BandNews FM Brasília como repórter local, responsável por pautas do Distrito Federal e, eventualmente, por assuntos nacionais.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/como-e-possivel-lucrar-com-o-lixo-no-brasil