Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Confiança do empresário paulistano sobe pelo terceiro mês consecutivo, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, os três quesitos que integram o indicador avançaram na passagem de outubro para novembro

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 07 de dezembro de 2018 – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) avançou pelo terceiro mês consecutivo. A alta foi de 3,1%, ao passar de 102,6 pontos em outubro para 105,8 pontos em novembro. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice continuou em queda (-3,5%).

Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Na análise por porte, as empresas com até 50 empregados apontaram alta de 3,3%, de 102 pontos em outubro para 105,3 pontos em novembro. No entanto, as empresas com mais de 50 empregados sofreram queda de 1%, passando de 128,8 pontos em outubro para 127,5 pontos em novembro.

Indicadores
Os três quesitos que integram o indicador avançaram na passagem de outubro para novembro. O ICAEC obteve sua terceira alta consecutiva: avançou 3,3%, de 73 pontos em outubro para 75,5 pontos em novembro. Entretanto, na comparação anual, o indicador caiu 7,6%.

O IEEC também registrou três altas consecutivas (1,6% neste mês), passando de 145,2 pontos em outubro para 147,6 pontos em novembro. Entretanto, também sofreu queda de 3,5% em relação a novembro do ano passado. Já o IIEC, que mede a propensão dos empresários por novos investimentos, voltou a subir após cinco quedas consecutivas, avançou 5,4%, passando de 89,5 em outubro para 94,4 pontos em novembro e se manteve estável na comparação com o mesmo mês de 2017.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, as avaliações dos empresários no que diz respeito à propensão por novos investimentos foram decisivas para a alta do indicador em novembro. Além da estabilidade da inflação, houve uma melhora no mercado de trabalho. Consequentemente, houve melhora nas expectativas de vendas, e, em paralelo, a intenção por investimentos também cresceu. No entanto, embora haja sinais de recuperação do nível de confiança, os empresários estão menos otimistas do que ano passado.

A Entidade recomenda que os empresários evitem altos estoques e endividamento. Para a Federação, a confiança tende a ser retomada de forma gradual e com base na capacidade de reação mais consistente da economia.

Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Fechar (X)