Sustentabilidade
14/05/2025Consulta pública propõe estratégia nacional para alcançar neutralidade de emissões e fortalecer economia verde até 2050
Plano Clima levantou contribuições da sociedade para a construção da Estratégia Nacional de Mitigação, com metas de descarbonização, inovação e desenvolvimento sustentável

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promoveu uma consulta pública aberta para receber contribuições sobre a Estratégia Nacional de Mitigação (ENM), iniciativa fundamental do Plano Clima, do governo federal, que pretende orientar e consolidar as ações do Brasil no enfrentamento das mudanças climáticas.
O objetivo dessa iniciativa é garantir que o País atinja as metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para os anos de 2025, 2030 e 2035, bem como avance rumo à neutralidade climática até 2050. Dentre as principais frentes, destacam-se o controle do desmatamento, a conservação dos ecossistemas, a modernização da indústria com baixa emissão de carbono e a transição energética para fontes renováveis e transportes sustentáveis.
Desde setembro de 2023, o governo vem construindo a estratégia com foco em orientar políticas públicas setoriais e transversais que promovam a inovação, a competitividade, a geração de empregos, a justiça social e a integridade ambiental. A ENM também tem como meta transformar o Brasil em um provedor de bens, serviços e soluções climáticas para o mundo.
FecomercioSP envia contribuições pela plataforma
A participação de sociedade civil, empresas, sindicatos e demais entidades representativas é considerada fundamental para o aprimoramento da estratégia. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) encaminhou sugestões na última sexta-feira (9). “A consulta representa uma oportunidade de engajamento direto das empresas e da população em geral nas decisões que moldarão os futuros climático e econômico do País. Inserimos contribuições na plataforma nos pilares de energia e de geração de resíduos, aderentes com a Agenda Verde defendida pela FecomercioSP. O governo federal vai analisar as propostas por meio dos ministérios responsáveis, e os resultados serão divulgados ao fim do processo”, detalhou Cristiane Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade da Entidade, que também participou da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília, na semana passada.
Quer saber mais sobre o Plano Clima e suas respectivas atividades? Confira os objetivos nacionais e as prioridades setoriais de mitigação na Plataforma Brasil Participativo.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Normas internacionais estimulam gestão de riscos climáticos
Conselho de Sustentabilidade discute preparo de negócios brasileiros para novo padrão mundial de relatório climático sustentável
-
Sustentabilidade
Como funciona o mercado de carbono?
SustentabilidadeFecomercioSP lança Agenda Verde nesta quinta; saiba mais
SustentabilidadeA IA pode ser um motor de sustentabilidade; veja o debate
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Seminário debate transição energética no Brasil e os desafios rumo à COP30
Evento gratuito promoverá uma discussão importante para o futuro da energia nacional e internacional
-
Sustentabilidade
Agenda Verde: os caminhos para um Brasil mais sustentável
FecomercioSP defende soluções concretas e incentiva empresas a liderarem transformação ambiental no País
-
Sustentabilidade
FecomercioSP entrega Agenda Verde ao Poder Público
Documento reúne as perspectivas da Federação sobre os caminhos que o País deve adotar, considerando a economia, a política e a sociedade sob a ótica das potencialidades e dos limites ambientais
-
Sustentabilidade
Da economia circular ao desmatamento zero: metas para um Brasil mais sustentável
Agenda Verde FecomercioSP contempla perspectivas do País pelo prisma das potencialidades