Sustentabilidade
14/08/2014Consumidores com geração própria de energia estão satisfeitos, aponta pesquisa
Especialistas veem tendência de crescimento da possibilidade de micro e minigeração no País

Diante do encarecimento das tarifas de energia elétrica para o consumidor brasileiro a partir de 2015, a tendência, segundo especialistas, é o crescimento da possibilidade de micro e minigeração no País.
Até agora, no entanto, o acesso dos produtores de micro e minigeração aos sistemas de distribuição, regulamentado há dois anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda não deslanchou no Brasil em função das más condições de financiamento à atividade e dos encargos tributários impostos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), além da própria política de controle tarifário pelo governo.
Apesar disso, entre os consumidores que optaram pela geração própria, 98% disseram estar satisfeitos, segundo pesquisa da Aneel. O levantamento indica ainda que 52% relataram economia de pelo menos 50% na conta de luz já no mês seguinte à instalação do sistema. Do total, 88% optaram pela geração solar, 10% pela eólica e 2%, biomassa. Quanto ao motivo da adesão ao sistema, 45% afirmaram ter optado pela instalação por preocupação com o desenvolvimento sustentável, contra 29% que retorno financeiro como motivação.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/consumidores-com-geracao-propria-de-energia-estao-satisfeitos-aponta-pesquisa