Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Green City Index

Cidade superou 17 cidades em relatório realizado pela Siemens em parceria com a Economist Intelligence Unit

Ajustar texto A+A-

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Green City Index

A cidade de Curitiba é a mais verde do País e da América Latina. É o que diz o relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens em parceria com a Economist Intelligence Unit, serviço de pesquisa da revista inglesa The Economist.

A pesquisa avaliou 17 cidades na América Latina e considerou oito questões de sustentabilidade: energia e emissões de gás carbônico, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global.

O documento aponta que “o principal motivo para o desempenho excepcional de Curitiba é a sua longa história de assumir uma abordagem holística para o meio ambiente. Na década de 1960, diante de um rápido crescimento populacional, foram implementadas soluções como criar áreas de pedestres e fornecer baixo custo de trânsito eficaz. A cidade do BRT (Bus Rapid Transit) desde então se tornou um modelo para uma série de cidades latino-americanas. Na década de 1980, foram abordadas questões como criação de áreas verdes, reciclagem, gestão de resíduos e saneamento”.

Histórico

Curitiba deu os primeiros passos para se tornar destaque mundial em termos de desenvolvimento sustentável na década de 1960. Na época, a cidade adotou um sistema de transporte público rápido, sustentável e econômico, considerado exemplo de mobilidade urbana em todo o mundo. Em 1980, a capital paranaense desenvolveu um programa de reciclagem, gestão de resíduos e saneamento que também ganhou destaque internacional. Desde então, investe em ações que tem como foco garantir a excelência no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Pensamento Verde

Fechar (X)