Editorial
23/06/2026Diabetes cresceu 135% no Brasil; Congresso Multidisciplinar reúne especialistas para frear avanço da doença
Evento, promovido pela Anad, ocorre em julho com 44 simpósios e 240 palestras para profissionais de saúde
Entre 2006 e 2024, o número de adultos brasileiros com diabetes passou de 5,5% para 12,9%, um aumento de 135%, segundo o Ministério da Saúde. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a quantidade de adultos vivendo com a doença no mundo já supera 800 milhões, número quatro vezes maior do que o registrado em 1990.
Hoje, a doença atinge 1 em cada 9 pessoas no planeta, mas 44% da população doente com 15 anos ou mais ainda não têm diagnóstico. A prevenção e os cuidados se tornaram fundamentais para a saúde global.
Para se somar à luta contra a doença, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia a realização do 30º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes e da Exposição Nacional de Produtos e Alimentos Diet, promovidos pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad). O evento ocorre entre os dias 23 e 26 de julho, na Universidade Paulista (Unip), unidade Paraíso, em São Paulo. Inscreva-se!
A programação reunirá 44 simpósios e 240 palestras, com participação de alguns dos principais especialistas em diabetes do País. O evento será um importante ponto de contato para médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, professores de Educação Física e demais profissionais de saúde envolvidos no cuidado da doença.
Parte significativa das pessoas com a doença ainda desconhece o próprio diagnóstico, o que favorece a evolução silenciosa do quadro e o surgimento de complicações graves.
“O diabetes é a principal causa de cegueira no mundo e a segunda causa de amputação não traumática de membros inferiores. Entre 30% e 40% dos pacientes em hemodiálise são diabéticos, e a incidência de infarto do miocárdio e de doenças vasculares é de três a cinco vezes maior entre os portadores da doença em relação à população em geral”, adverte a Anad.
O congresso ocorre tradicionalmente em julho, com o objetivo de reunir e prover atualização aos médicos e multiprofissionais da saúde sobre a doença, além de capacitar para um melhor desempenho de suas atividades profissionais, de forma a aprimorar o atendimento às pessoas com diabetes no Brasil. Confira a programação completa!
Serviço
30º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes e 30ª Exposição Nacional de Produtos e Alimentos Diet
Data: 23 a 26 de julho de 2026
Horário: das 8h às 18h
Local: Unip — campus Paraíso
Endereço: Rua Vergueiro, 1211, Paraíso — São Paulo/SP
Realização: Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad)
Inscrições: https://fecomsp.co/QwyDjy