Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

E-commerce incentiva comemoração antecipada do Dia dos Namorados

Lojas dão descontos e brindes para quem festejar a data antes e aproveitar o dia 12 de junho para assistir à abertura da Copa do Mundo

Ajustar texto A+A-

E-commerce incentiva comemoração antecipada do Dia dos Namorados


Com medo de que a abertura da Copa do Mundo prejudique a venda de produtos e serviços voltados para o Dia dos Namorados - já que ambos os eventos caem na mesma data, 12 de junho -, algumas marcas resolveram "sugerir" ao consumidor a antecipação da comemoração romântica. A Brahma, por exemplo, patrocinadora da Copa do Mundo no País, reuniu empresas parceiras em uma ação publicitária - o "Movimento 11" - para oferecer benefícios, como descontos e brindes, aos clientes que celebrarem o Dia dos Namorados em 11 de junho.

Fazem parte do movimento diversas lojas online, como O Boticário, Marisa, Centauro, Hotel Urbano, Flores Online e Imaginarium. Esta última espera, com a data, vender 30% acima do mesmo período de 2013. "O Dia dos Namorados é a nossa segunda maior data em faturamento, representando aproximadamente 13% do volume anual", explica o gerente de e-commerce da Imaginarium, Gilberto Carvalho. O benefício oferecido pela loja é um desconto de 11% em todas as compras realizadas até 11 de junho.

Segundo ele, a loja aderiu à ação por considerá-la divertida e com a cara da loja. "O retorno tem sido muito positivo. Os consumidores Imaginarium sabem que sempre abordamos tudo com muito bom humor e que este movimento se encaixa perfeitamente no conceito da marca", observa o gerente de e-commerce.

Apesar de considerar o retorno positivo até o momento - a menos de 20 dias para o início do campeonato -, Carvalho alega que, por se tratar de uma ação sem precedentes, ainda não há projeção de quanto a loja pode vender.

Conforme estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), este ano o e-commerce deverá faturar cerca de R$ 1,4 bilhão com as vendas para o Dia dos Namorados, que abrangem o período de 26 de maio a 11 de junho. O tíquete médio de compras será de R$ 388,00, com o número de pedidos alcançando a marca de 3,7 milhões.

"O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o varejo online e, este ano, pode alavancar ainda mais as vendas de smartphones, perfumes, cosméticos, moda, acessórios e flores", analisa Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo ele, a data não deverá influenciar o evento Copa do Mundo, exceto para artigos esportivos e produtos com temas do Brasil. "Apesar de que, esse ano, o patriotismo revelado em outras Copas ainda não está sendo percebido", complementa.

Para alguns casais, a ideia de antecipar a comemoração do Dia dos Namorados é bem-vinda porque "não terão que trabalhar no dia seguinte", já que foi decretado feriado em 12 de junho. É o que diz a contadora Aline Lessa, casada com o engenheiro civil Osmar Motomu Itokazu há oito anos: "poderemos assistir o jogo no dia seguinte com a família".

O casal de namorados Fernando Martins Miranda e Beatriz Ueda Okuda, juntos há cinco meses, também optou por comemorar a data antecipadamente. "Queremos evitar o estresse de sair nas ruas e enfrentar trânsito, multidões e confusões que a abertura da Copa do Mundo possa gerar", explica Beatriz. Segundo ela, o primeiro jogo da competição esportiva atrapalha a comemoração do Dia dos Namorados, pois são eventos completamente distintos. "Um comemora-se somente a dois, e o outro geralmente com familiares e amigos", explica.

Ana Carolina Maciel, que completou em maio oito meses de namoro com Marcos Fabreti, também decidiu comemorar o Dia dos Namorados antes para estar com a família na abertura do mundial. "Minha família inteira adora futebol e a Copa do Mundo. Por isso, optamos por antecipar a comemoração. Já que no dia 12 estaremos com a família toda reunida e este é nosso primeiro Dia dos Namorados, achamos melhor comemorar antes para poder aproveitar", conclui Ana.

 

Fechar (X)