Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

E-commerce: indefinição sobre feriados da Copa preocupa transportadoras

Setor teme interferência nas entregas e torce o nariz para abertura da competição no Dia dos Namorados, segunda melhor data para o comércio eletrônico

Ajustar texto A+A-

E-commerce: indefinição sobre feriados da Copa preocupa transportadoras

Donos de transportadoras estão preocupados com a entrega de mercadorias adquiridas pela internet durante a Copa do Mundo devido à indefinição sobre os feriados no período. A Lei Geral da Copa autoriza os 11 Estados e o Distrito Federal a declararem feriado nos dias em que caírem todas as partidas do Mundial. Na primeira fase, os jogos do Brasil vão ocorrer nos dias 12, 17 e 23 de junho. É possível que nesses dias o Planalto decrete feriado nacional.

Apesar da autorização do governo federal, por enquanto, apenas o Rio de Janeiro confirmou a suspensão das atividades nos dias de jogos na cidade - o feriado será parcial nos dias 18 e 25 de junho e integral em 4 de julho. Belo Horizonte, Brasília e Curitiba devem decretar ponto facultativo nos órgãos públicos e as outras cidades ainda não definiram.

No caso de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad encaminhou à Câmara Municipal, em 24 de abril, um projeto de lei que declara feriado na capital paulista nos seis dias de jogos da competição. O Itaquerão, na Zona Leste, terá partidas nos dias 12, 19, 23 e 26 de junho e em 1º e 9 de julho. Segundo Haddad, os feriados são necessários para evitar os congestionamentos e a superlotação no transporte público.

Ainda que uma previsão da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico indique que o e-commerce possa ter crescimento de 30%, impulsionado principalmente pela venda de passagens aéreas e hospedagens, artigos esportivos, produtos eletrônicos e relacionados ao país-sede da Copa, há a preocupação com a remessa de produtos comprados pela internet durante a Copa.

Na opinião do sócio-diretor da Lig Transportes, Wander Antonio de Souza, a possibilidade de os feriados interferirem nas entregas existe. "O principal problema é a abertura da Copa coincidir com o Dia dos Namorados, segunda melhor data para o comércio eletrônico", comenta. Souza relata que existe a preocupação porque um de seus principais clientes é uma floricultura online, na qual as vendas de Dia dos Namorados representam 60% do faturamento em São Paulo.

Outro problema apontado pelo sócio da transportadora é o fato de não estar decidido ainda se os dias de jogos serão ou não feriado na cidade. "Se for feriado, as empresas não vão funcionar e muitas pessoas não vão trabalhar. O quanto antes eu souber se meus clientes vão ou não trabalhar é melhor, pois poderei definir como os meus próprios funcionários vão trabalhar para realizar as entregas", conta.

Por outro lado, há empresas que já se organizaram e montaram alternativas para paralisações em função de feriados. É o caso da transportadora JadLog, onde 18% das entregas são de mercadorias adquiridas no e-commerce. "Em feriados não há entregas, mas o prazo que temos negociado com as operadoras de e-commerce são dias úteis. De qualquer forma nos preparamos para rotas alternativas caso tenha feriado parcial. Nesses dias teremos um esquema com mais veículos no período que todos estarão trabalhando", explica Ronan Hudson, diretor comercial da JadLog.

Sobre a movimentação anterior ao início dos jogos, Hudson conta que alguns produtos realmente tiveram um volume intenso nas remessas. É o caso de televisões, bolas e camisas esportivas. "Percebemos aumento de 500% na remessa de bolas. De camisas esportivas aumentou de 3 a 4 vezes e de televisões o aumento foi cerca de 5 vezes em relação aos meses normais. No caso das televisões, a movimentação foi aumentando desde o último trimestre do ano passado", revela. Mas, na opinião do diretor da JadLog, a movimentação nas entregas desses itens deve ser mais intensa ainda durante o mês de maio.

Fechar (X)