Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Edifício ganha certificação internacional após consultoria inédita

Adoção de boas práticas garante certificação internacional a prédio administrado pela Jones Lang, finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.

Ajustar texto A+A-

Edifício ganha certificação internacional após consultoria inédita

A consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL) implantou um projeto pioneiro na cidade do Rio de Janeiro, no Condomínio City Tower. Responsável pela administração da propriedade comercial de 30 andares, ocupados por empresas do segmento bancário e de petróleo, a companhia identificou possibilidades para tornar o prédio mais atrativo para proprietário e locatários. 

O projeto começou em 2009, com o mapeamento de possíveis ações e a implantação de medidas de baixo custo para o condomínio – como gerenciamento de resíduos, uso eficiente de energia e de recursos naturais, entre outras. O resultado mais palpável veio na conta de energia, que em 2009 era de R$ 250 mil por mês. Hoje, gira em torno dos R$ 160 mil. “Mostramos resultados positivos com medidas simples para mudar comportamentos. Isso incentivou o proprietário a fazer investimentos mais altos”, diz a gerente de infraestrutura da JLL, Christiane Durante. Com a autorização, ela passou a buscar boas práticas em diversos edifícios e aplicá-las de maneira integrada no condomínio. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Grande Empresa.

Entre as iniciativas implantadas estão um telhado verde com espécies nativas; um sistema de captação de água de chuva; avaliação de fornecedores para garantir aquisição de produtos menos agressivos ao meio ambiente; e automação do sistema de controle de correspondências, reduzindo a geração de papel e aumentando o controle da atividade.

Com as mudanças, a edificação se tornou referência em sustentabilidade e educação ambiental. O prédio foi, inclusive, aberto à visitação, com um roteiro que apresenta e orienta os visitantes sobre boas práticas ambientais e seus resultados práticos. “O objetivo é multiplicar a iniciativa, mostrando que outros edifícios podem seguir o exemplo, mesmo com medidas simples”, conta Christiane. O resultado de todas as medidas foi a conquista, no ano passado, da certificação internacional do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), na categoria LEED for Existing Buildings: Operations & Maintenance (Leed EB O&M) – de nível Gold, primeiro do tipo no Rio de Janeiro. 

Fechar (X)