Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Empresa aplica sustentabilidade na produção do etanol

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reduz o uso de insumos químicos e evita a geração de resíduos contaminantes

Ajustar texto A+A-

Empresa aplica sustentabilidade na produção do etanol

Na busca por um etanol mais sustentável – que consuma menos insumos químicos e menos água –, além de não gerar resíduos contaminantes ao meio ambiente, a indústria química Beraca desenvolveu o DIOX, um sistema de geração de dióxido de cloro in loco para aplicação no processo de fermentação das usinas sucroalcooleiras. Entre os benefícios obtidos pela tecnologia está a possibilidade de substituir os tradicionais antibióticos no processo – que geram a contaminação biológica das leveduras, afetando toda a cadeia em que elas podem ser utilizadas posteriormente em caso de comercialização dos excedentes da usina. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Indústria.

A solução pode reduzir em até sete vezes o custo com insumos utilizados no processo de fermentação por metro cúbico de álcool produzido, se comparada aos métodos convencionais, pois pode ser aplicada em menores dosagens. Também permite a redução de até 30% no uso de ácido sulfúrico, representando algo próximo de R$ 18 mil/mês de economia direta para a usina.
 
Atualmente, o DIOX é utilizado por 22 usinas. A meta da Beraca é chegar a 90 usinas atendidas até 2015 – ou seja, 30% de market share. Em 2013, o volume de insumo tratado pela tecnologia chegou a aproximadamente 1,135 bilhão de litros de álcool.

O produto, ganhador do Prêmio FINEP 2012 na categoria Inventor Inovador para a Região Nordeste, é patenteado no Brasil e comercializado por um modelo de negócio no qual a companhia propõe ao potencial cliente um período de testes com aplicação no processo da usina. Ao final do período, havendo o consenso com relação ao sucesso do produto, é que se inicia a relação comercial, caso contrário a Beraca retira seus equipamentos sem nenhum custo para o cliente. “Nunca tivemos devolução”, relata Thiago Augusto Terada, da Beraca. 

Segundo ele, a principal característica do DIOX é possibilitar que toda a cadeia do etanol seja beneficiada, uma vez que não é residual e evita a bio-acumulação em rios e lençóis freáticos. “São soluções que pregam a sustentabilidade, um novo compromisso para o setor de serviços, e mostram que a sociedade está cada vez mais embasada em soluções sustentáveis”, finaliza Terada. 

Fechar (X)