Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Ensino de conceitos de empreendedorismo pode ter impactos positivos nas escolas

Atividade que pode ser incluída em disciplinas do currículo educacional pretende promover a autonomia das crianças

Ajustar texto A+A-

Ensino de conceitos de empreendedorismo pode ter impactos positivos nas escolas

Para especialistas, o empreendedorismo depende da comunidade como um todo
(Arte: TUTU)

A prática de empreendedorismo entre alunos da educação básica ainda é rara nas escolas do Brasil. Para os especialistas, esse conceito precisa ser ensinado desde cedo. De acordo com o professor da Fundação Dom Cabral em Minas Gerais e criador de um programa de ensino de empreendedorismo na educação básica e universitária chamado “Pedagogia Empreendedora”, Fernando Dolabela, o empreendedorismo é uma mudança de “modelo mental”.

“É preciso que as crianças percebam isso e que comecem a entender que é muito mais natural buscar a sua autonomia do que se submeter a um vínculo de dependência que é a relação de emprego”, comenta Dolabela.

Veja também: 
Formação escolar negligencia educação cívica do aluno
Empreendedor social investe na comunidade
Revista “Problemas Brasileiros” promove debate sobre educação na Livraria Cultura

Algumas escolas particulares no País estão fazendo esse movimento, e já existe uma discussão legal para levar o curso sobre empreendedorismo nas escolas públicas. Em São Paulo, a Câmara dos Vereadores aprovou, em junho de 2018, um projeto de lei que inclui a abordagem de noções de empreendedorismo na rede municipal de ensino da cidade, que integra do infantil ao fim do fundamental (etapa que vai até os 14 anos). A ideia do projeto, sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no mesmo mês e que virou lei, é introduzir na sala de aula, por exemplo, conceitos de educação financeira, cultura organizacional e gestão de negócios e de mercado.

No entanto, aspectos do empreendedorismo também podem ser abordados em outras disciplinas do currículo – o que se chama de “ensino transversal”. Para Dolabela, ensinar empreendedorismo de maneira transversal, ou seja, em aulas de Matemática ou História, pode ser mais difícil quando a cultura do empreendedorismo não é o forte de um país. “A transversalidade é mais trabalhosa, ela implica que um professor que não está interessado em empreendedorismo aborde o tema.”

Os temas de empreendedorismo são abordados transversalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento do MEC que deve guiar os currículos dos Estados e municípios a partir de 2019. O texto, já aprovado para o ensino fundamental, descreve, por exemplo, que no nono ano o aluno deve ser capaz de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens “no contexto da educação financeira”. Os conceitos básicos de economia e finanças, como taxas de juros, inflação e aplicações financeiras, aparecem no conteúdo que deve ser ensinado em Matemática.

A demanda por ensino transversal de empreendedorismo por meio de disciplinas já era assunto em um projeto de lei do Senado (n.° 772), de 2015, que propunha alterar o principal marco legal de educação do País – a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 2006 –, para incluir o tema nos anos finais do ensino fundamental e também no ensino médio. O projeto segue tramitando.

Entretanto, ensinar empreendedorismo não significa transformar todos os alunos de uma determinada escola em empreendedores quando adultos. Isso porque, afirma Dolabela, o empreendedorismo depende da comunidade como um todo. “Trata-se de um fenômeno socioeconômico. É preciso que a sociedade crie bens que sejam receptivos à ação empreendedora adequada”, diz. Por isso, de acordo com ele, o empreendedorismo não é um fenômeno de sala de aula, mas da comunidade.

Mesmo que os alunos não se tornem empreendedores no futuro, o ensino de aspectos ligados à atividade de empreender pode ter impactos positivos nas disciplinas obrigatórias cognitivas (como Português ou Ciências) e até mesmo no comportamento dos alunos.

Um dos obstáculos é oferecer cursos como empreendedorismo nas escolas justamente em um momento em que alunos e seus pais estão preocupados quase exclusivamente com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com a aprovação no vestibular.

Clique aqui e confira a matéria completa a partir da página 36 da revista Problemas Brasileiros.

Fechar (X)