Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Espetáculo infantil "Vidas Secas – uma cantata nordestina" entra em cartaz no Teatro Raul Cortez no próximo sábado

Com estética inspirada no cordel brasileiro, todo o universo sertanejo proposto por Graciliano Ramos toma vida nessa montagem inédita realizada pelo Grupo Artemis de Teatro de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Um clássico da literatura brasileira, o livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, com 10 milhões de cópias e traduzido em três idiomas, ganhou do Grupo Artemis de Teatro de São Paulo, uma adaptação para os palcos. O espetáculo infantil chega ao Teatro Raul Cortez no dia 08 de fevereiro e fica em cartaz até 08 de março, sempre aos sábados e domingos, às 15h.
 
A história retrata uma família de retirantes nordestinos que luta para sobreviver em meio a tantas angústias e aflições, numa terra onde falta água, mas transborda esperança. É, agora, retratada no formato musicado, como uma cantata, com uma trilha sonora original que passa pelos mais diversos ritmos brasileiros, como forró, maracatu e cantigas de ninar.
 
O espetáculo traz seis atores que interpretam os integrantes da família: Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos, o Patrão, o Soldado e a cachorra Baleia que é interpretada por um manipulador de marionetes. A peça é permeada por músicas, cantorias que ajudam os personagens a organizar e a contar a história e um pouco de si.
 
O grupo Artemis de Teatro existe há 20 anos, sempre buscando os meios de contar bem suas histórias. O espetáculo foi ganhador do Prêmio Especial do Júri Para Pesquisa com Olhar para a Infância e Juventude no XVII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí e Indicado e Recomendado pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, inserido no Projeto Cultura Ensina e integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional. 
 
Ficha Técnica
Dramaturgo e diretor geral:
Rafael de Castro, fundador e idealizador do grupo
Atores:
Márcia Oliveira
Vinícius Franzolini
Lucas Fiorello
Jonathan Well
Valmir D'Fiama
Felipe Rodrigues
 
Sinopse de Vidas secas  uma cantata nordestina
O espetáculo relata a vivência em uma terra seca, este sertão imaginário contido no inconsciente popular. Trata-se de uma desventurada família com sonhos no gibão, que luta para sobreviver em meio a tantas aflições e angústias, numa terra onde falta água, mas transborda esperança. Com estética inspirada no cordel brasileiro, todo o universo sertanejo proposto por Graciliano Ramos toma vida nessa montagem inédita onde as personagens são vistas pela ótica do titereiro que conduz o jogo sem perder o brilhantismo da obra original. 
 
Serviço:
Vidas secas – uma cantata nordestina
Local: Teatro Raul Cortez
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo
Data: de 8 de fevereiro a 8 de março, sábados e domingos às 15h
Telefone: (11) 3254-1633
E-mail para contato: teatro.raulcortez@fecomercio.com.br
Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/teatroraulcortez/

Fechar (X)