Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Estoque ativo de empregos do varejo da região de Araçatuba retrai 1,3% em novembro, o pior desempenho do Estado

Segundo a FecomercioSP, o setor encerrou o mês com 34.846 vínculos formais ativos

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 30 de janeiro de 2019 – O comércio varejista da região de Araçatuba abriu 272 postos de trabalho em novembro e sofreu retração de 1,3% do seu estoque ativo de vínculos em comparação ao mesmo período de 2017, o pior desempenho entre as 16 regiões analisadas. Foram 1.355 admissões contra 1.083 desligamentos. Nos 11 meses do ano, 238 vagas foram fechadas e, na soma dos últimos 12 meses, o saldo ficou negativo em 460 vínculos. Contudo, o setor encerrou o mês de novembro com um estoque ativo de 34.846 vínculos trabalhistas formais.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Seis das nove atividades pesquisadas registraram redução no estoque de empregos na comparação com novembro do ano passado, com destaque para eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-9,1%); e lojas de móveis e decoração (-7,4%). Por outro lado, os segmentos que apontaram alta no estoque de trabalhadores ativos foram os de concessionárias de veículos (2,9%); e outras atividades (2,5%).

Desempenho estadual
Em novembro, o comércio varejista no Estado de São Paulo abriu novos postos de trabalho pelo quarto mês consecutivo. No período, foram criados 23.453 empregos formais, resultado de 88.233 admissões contra 64.780 desligamentos. Foi o segundo melhor saldo para novembro desde 2012. Com esse desempenho, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 2.097.783 vínculos empregatícios, leve alta de 0,5% em relação a novembro do ano passado. No acumulado de 12 meses, o saldo também foi positivo (9.499 vagas).

No comparativo anual, seis das nove atividades analisadas apontaram crescimento do estoque de empregados em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os segmentos de farmácias e perfumarias (2,4%); e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (1,7%). Por outro lado, os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-1,1%); outras atividades; e materiais de construção (os três com -0,5%) sofreram as maiores quedas na mesma base comparativa.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o desempenho do mês de novembro é o mais positivo do mercado de trabalho no comércio varejista em decorrência do aumento do quadro funcional para o Natal, principal data do setor – o que ocorreu de forma mais positiva do que o aguardado. Esperava-se que a geração de vagas no mês ficasse entre 15 e 18 mil postos de trabalho (o saldo foi de mais de 23 mil novos vínculos).

Para a Entidade, as definições do campo político, aliadas a inflação mais baixa, juros baixos, confiança se elevando e desemprego diminuindo, fizeram com que o consumo das famílias voltasse a se inflar. Com isso, o desempenho das receitas dos estabelecimentos comerciais cresceu e garantiu a continuidade da geração de emprego no varejo paulista, ainda que de forma tímida, em relação às mais de 106 mil vagas perdidas em 2015 e 2016 (juntos), mas mais acelerada do que o esperado.

Região de Araçatuba
Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Floreal, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Magda, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiúba, Valparaíso, Zacarias.

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)