Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Estoques estão adequados para 52,5% dos empresários do comércio, aponta FecomercioSP

De acordo com pesquisa da FecomercioSP, apesar da queda de 3,2% no índice de estoques, o resultado pode ser considerado positivo, já que são os estoques abaixo do desejado que estão crescendo

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 22 de novembro de 2017 - A retomada da atividade econômica permanece em curso em novembro, conforme previsões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e desempenho dos principais indicadores da Entidade. É o que mostra o Índice de Estoques (IE) do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo, que registrou queda de 3,2%, passando de 108,5 pontos em outubro para 105,1 pontos em novembro. Essa queda ocorreu por causa do aumento da proporção de empresários com estoques abaixo do desejado, um bom motivo, que deve acelerar o ajuste dos estoques que se mantêm elevados, acima dos patamares de 2013 e 2014, e resistentes à queda. Em relação ao mesmo mês de 2016, quando o índice atingia 102,1 pontos, houve um aumento de 2,9%. Assim, a proporção de empresários que considera seu nível de estoques adequado alcançou 52,5%, mantendo-se acima dos 50% pelo sétimo mês consecutivo, contra uma média histórica pré-crise de 60%.

Os dados compõem o Índice de Estoques (IE), da FecomercioSP, que capta a percepção dos varejistas sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

A parcela de empresários que afirma estar com estoques acima do adequado se manteve no mesmo patamar de outubro, com leve queda de 0,4 ponto porcentual (p.p.), resultando em 31,6%. Os que afirmaram estar com o nível de mercadorias abaixo do ideal aumentou 2,1 p.p., atingindo 15,8%. Em relação a novembro de 2016, o crescimento foi de 2,6 pontos porcentuais.

Para a Federação, há gradativo aumento na adequação dos estoques, apesar de algumas quedas registradas ao longo de 2017, fenômeno que teve correlação com o concomitante aumento das respostas referentes a estoques inadequadamente baixos. Por isso, o resultado, apesar da queda, pode ser considerado positivo.

Segundo a Entidade, é provável que os estoques excedentes tenham uma boa redução por ocasião da Black Friday e do Natal. Assim, será possível que o varejo paulistano entre 2018 com uma situação mais próxima da normalidade, com menos de 30% dos empresários com estoques elevados e aproximadamente 15% com estoques baixos. Para a FecomercioSP, o indicador configura normalidade quando entre 55% e 60% dos empresários dizem ter estoques adequados.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com informações de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" - quando há a sensação de excesso de mercadorias - e para "abaixo", em casos de os empresários avaliarem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda a curto prazo.

Fechar (X)