Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Exposição itinerante UM BRASIL em charges chega ao Continental Shopping

Renomados cartunistas brasileiros assinam mais de 30 ilustrações, que promovem a reflexão sobre temas atuais da sociedade brasileira

Ajustar texto A+A-

Aberta ao público, a exposição UM BRASIL em charges, assinada pelos talentosos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Alberto Benett e Jean Galvão, será realizada de 5 de outubro a 24 de novembro no Continental Shopping, em São Paulo (SP). O acervo conta com 37 ilustrações, que chegam pela primeira vez em um shopping center e retratam questões sociais, políticas e econômicas, incorporando leveza e humor a temas do cotidiano nacional, por vezes, controversos.
 
As ilustrações selecionadas para esse projeto traduzem de forma crítica e bem-humorada as complexidades do Brasil e mostram a análise do que falam os entrevistados do canal UM BRASIL, uma iniciativa da FecomercioSP, sobre a identidade brasileira. A exposição reforça, ainda, um dos objetivos primordiais do projeto, que é levar as múltiplas realidades do mundo em que vivemos ao maior número de pessoas, ampliando as discussões sociais, políticas e econômicas.
           
"A exposição traz um olhar crítico e divertido para os temas que mais nos chamam atenção atualmente. Por isso, a ideia de trazê-la para o shopping partiu da vontade de oferecer um pouco mais de cultura política, de forma descontraída, aos clientes que passam por aqui todos os dias," comenta Rodrigo Rufino, gerente de marketing do Continental Shopping.
 
A produção das peças teve início em junho de 2016, com o intuito de ilustrar parte do material do UM BRASIL. No conteúdo traduzido das telas para o papel, pode-se encontrar personalidades ilustres, como o filósofo Luiz Felipe Pondé, o navegador Amyr Klink, a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon, o cientista político Sérgio Fausto e a economista Zeina Latif. Também foram selecionados trechos de gravações marcantes para essa exposição, que serão disponibilizados ao público.
 
Serviço:
Exposição UM BRASIL em charges
Data: 5 de outubro e 24 de novembro
Local: Continental Shopping, piso Térreo
Endereço: Av. Leão Machado, 100 – Jaguaré – São Paulo – SP
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h 
 
Sobre os autores
Adão Iturrusgarai é cartunista, ilustrador e artista plástico brasileiro. Vive na  Argentina e no Brasil. Seus trabalhos são publicados no jornal Folha de S.PauloLe Monde Diplomatique e UM BRASIL. Tem mais de 20 livros publicados em vários idiomas. Em setembro de 2017, na Bélgica, participou do Festival Internacional de Quadrinhos e fez uma exposição com originais de quadrinhos e pinturas.
 
Jean Galvão, cartunista há 26 anos, iniciou sua carreira fazendo cartuns para sindicatos e charges diárias em jornais no interior de São Paulo. Já foi premiado no Salão Internacional de Piracicaba, além de conquistar três prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Possui trabalhos publicados nos periódicos VejaSuperinteressantePlayboyGlossNova EscolaRunnersNational Geographic Kids (EUA), Focus Júnior (Itália) e Editora Abril (Brasil), Folha de S.Paulo, UM BRASIL, entre vário outros. É autor do livro de tiras  (editora Leya/Barba Negra) e Sombrinhas (Companhia das Letrinhas).
 
Caco Galhardo é cartunista e roteirista. Publica diariamente tiras para o jornal Folha de S.Paulo, possui nove livros publicados, além de colaborar para publicações como Piauí The Economist e o canal UM BRASIL. Alguns de seus personagens já viraram animações e sua personagem "Lili, a ex" foi adaptada para a premiada série de ficção, de mesmo título, estrelada pela atriz Maria Casadevall. Também escreve para teatro, com três peças montadas entre 2010 e 2017. Sua adaptação de clássicos para quadrinhos, Dom Quixote Volume 2, foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2014, na categoria ilustração.
 
Alberto Bennet é jornalista e cartunista. Além do UM BRASIL, é chargista da Folha de S.Paulo e da revista Piauí (redes sociais). Em 2007 publicou o livro Benett apavora! Tiras infames e desenhos encardidos para toda família disfuncional e, em 2013, o livro Amok: cabeça, tronco e membros. Em 2005 foi vencedor do Salão de Humor de Piracicaba, na categoria quadrinhos.
 
Sobre UM BRASIL
É uma plataforma multimídia mantida pela FecomercioSP e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo do UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates político, econômico e social no Brasil; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com.

Fechar (X)