Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Fábrica de automóveis integra princípios sustentáveis à operação

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, unidade da GM reduz consumo de água e energia

Ajustar texto A+A-

Fábrica de automóveis integra princípios sustentáveis à operação

A fábrica da General Motors em Joinville (SC) nasceu totalmente integrada à comunidade e ao meio ambiente. Várias iniciativas foram adotadas para garantir menor consumo de água e de energia, bem como a otimização do uso de recursos naturais desde a construção até a operação da planta. A unidade é responsável pela produção de motores e cabeçotes que atendem ao mercado brasileiro e demais unidades na América do Sul, com forte contribuição para redução da pegada de carbono da General Motors. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Indústria.
 
Várias das tecnologias usadas em Joinville, como o sistema de tratamento de efluentes, são pioneiras na indústria automobilística. O conjunto de iniciativas sustentáveis qualificou a unidade a receber a certificação LEED Gold (sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações). “Começamos a conversar sobre a concepção do projeto em 2009. A fábrica fez um ano de operação em março de 2014”, conta a gerente de energia e utilidades da GM América do Sul, Glaucia Roveri.
 
Comparada com processos e instalações convencionais, a fábrica apresenta uma redução de 12,6% no consumo de energia, o que equivale a 4.080 MWh/ano. Tal energia é suficiente para abastecer 3,4 mil residências e reduzir a emissão de 119 toneladas de carbono no ambiente.

Apenas 19% da água consumida na fábrica são oriundas da distribuidora local; 47% provêm do sistema de tratamento de efluentes; e outros 34% vêm da água da chuva. Ao todo, são reutilizados 22 mil metros cúbicos de água por ano, volume suficiente para abastecer 80 residências.

Durante a construção foram plantadas 720 árvores, houve limpeza do canal de drenagem pluvial que corta a propriedade e foi garantida proteção aos taludes locais. Além disso, no mínimo 20% dos materiais utilizados na construção eram oriundos de reciclagem e os resíduos gerados foram aproveitados na própria construção. Para a fase de operação foi implementado o programa Zero Aterro, isto é, todos os resíduos gerados nos processos produtivos, no restaurante e nas áreas administrativas são reutilizados ou reciclados. 

A integração com a região também foi contemplada. A fábrica conta com o estacionamento para bicicletas; com o incentivo para o uso de veículos flex e elétricos; e com a integração com o transporte urbano local por meio de instalação de pontos de ônibus nas proximidades da empresa.

Fechar (X)