Sustentabilidade
07/04/2014FecomercioSP auxilia Sabesp em programa para reduzir consumo de água
Entidade tem enviado dicas de economia para sua base filiada

A FecomercioSP, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tem feito um trabalho de conscientização com sua base filiada para estimular a economia de água nas regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira.
Com os baixos níveis de água nas represas, a Sabesp lançou um programa para incentivar a redução do consumo. Assim, o cliente abastecido pelo Sistema Cantareira que conseguir reduzir o consumo em 20%, ganhará um desconto de 30% na próxima fatura de água.
Para ajudar os consumidores a conquistarem a bonificação, a FecomercioSP tem disparado por e-mail, desde o início de março, algumas dicas de economia de água. Além disso, a entidade acredita no uso racional da água como item essencial para manutenção dessa riqueza.
Entre práticas estão, por exemplo, a economia no banheiro, como manter a torneira fechada enquanto escova os dentes. De acordo com a Sabesp, esse hábito economiza cerca de 11,5 litros em casas e 79 litros em apartamentos. Utilizar o mesmo método enquanto faz a barba gera economia de 9 e 79 litros, respectivamente. Para tomar banho, o ideal é fechar o registro ao se ensaboar, o que economizaria cerca de 90 litros para casas e 162 litros para apartamentos. A descarga também pode ser vilã se mal utilizada. Apertá-la por mais tempo que o necessário pode deixar passar uma grande quantidade de água, já que cerca de 10 a 14 litros são gastos em seis segundos.
No quintal ou no jardim, a orientação é utilizar regador ou mangueira com esguicho-revólver para aguar as plantas, de preferência na parte da manhã ou noite, quando não há evaporação do líquido. A economia, nesse caso, é de 96 litros. Para lavar o carro, a dica é trocar a mangueira pelo balde, gerando economia de 176 litros. Para limpar a calçada, o ideal é utilizar vassoura, o que evitaria um desperdício de 279 litros para cada 15 minutos.
Na lavanderia, a Sabesp sugere que as roupas sejam ensaboadas com a torneira fechada, já que a cada 15 minutos de água escorrendo, o desperdício chega a 270 litros, o dobro do volume utilizado durante um ciclo completo de lavagem em um máquina com capacidade de cinco quilos.
Na cozinha, a máquina de lavar louças é dispensável caso não esteja na capacidade total. Limpar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los também é uma boa maneira de economizar água e evitar que os resíduos caiam nos ralos das pias. A torneira fechada enquanto a louça é ensaboada pode economizar de 97 litros, em casas, a 223 litros, em apartamentos. Além disso, é sempre bom conferir se não há uma goteira, que pode desperdiçar de 40 a 130 litros por dia, caso escorra um filete de água.
A Sabesp disponibiliza no site mais informações e orientações sobre o programa de economia de água.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-auxilia-sabesp-em-programa-para-reduzir-consumo-de-agua