Imprensa
12/05/2025FecomercioSP discute estratégias para o Brasil se posicionar como peça-chave no novo tabuleiro do comércio mundial
O caminho exige abertura comercial, investimentos em logística, desburocratização e capacitação profissional; participe do evento!

A escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos pode redesenhar as cadeias globais de suprimentos e abrir oportunidades estratégicas para o Brasil. Com o objetivo de discutir como o País pode transformar esse cenário em ganhos econômicos concretos, os conselhos Superior de Economia, Sociologia e Política e de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) promovem o evento A Estratégia do Brasil na Guerra Comercial, que será realizado no dia 30 de maio de 2025, às 10h, no formato online.
O evento será voltado para dirigentes empresariais, membros de conselhos e público geral interessado em geopolítica, comércio internacional e estratégias empresariais. O encontro contará com palestras de especialistas reconhecidos no setor, como Lucas Ferraz, ex-Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia (2019–2022), professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) e líder do Centro de Estudos de Negócios Globais; e Diego Bonomo, assessor sênior do escritório Covington & Burling LLP, em Londres, com mais de 20 anos de experiência em temas regulatórios e de comércio e relações internacionais no Brasil.
Os entraves nacionais em um cenário mundial em transformação
A reunião abordará como o Brasil, uma das maiores potências agroexportadoras do mundo, deve se posicionar visando ampliar a participação na corrente de comércio internacional. Atualmente, o País já domina boa parte do mercado chinês em produtos como soja, carne bovina e minério de ferro. Há também espaço para expansão nas exportações de petróleo do pré-sal e aeronaves comerciais, principalmente frente aos problemas enfrentados pelos concorrentes.
No entanto, para aproveitar plenamente essas oportunidades, será necessário superar gargalos históricos em logística, reduzir a burocracia e investir em capacitação profissional. Dessa forma, o evento da FecomercioSP também vai discutir como o setor privado pode trabalhar com ao governo para definir uma estratégia clara de aproveitamento das novas dinâmicas do comércio global.
Além de apresentar um panorama sobre o cenário internacional, o encontro tem como objetivo orientar o posicionamento estratégico da Federação e reforçar a formulação de propostas para a abertura comercial, beneficiando as empresas brasileiras que buscam expandir a atuação no mercado exportador.
Oportunidade ideal para empresários e tomadores de decisão
Participe e fortaleça a sua visão estratégica! O evento será transmitido online, com acesso gratuito para empresários, gestores, acadêmicos e profissionais interessados nas tendências do comércio internacional e nas novas possibilidades de negócios para o Brasil.
Data: 30 de maio de 2025
Horário: 10h
Formato: online
Palestrantes: Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia (2019–2022) professor na Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) e líder do Centro de Estudos de Negócios Globais; e Diego Bonomo, assessor sênior do escritório Covington & Burling LLP, em Londres, com mais de 20 anos de experiência em temas regulatórios e de comércio e relações internacionais no Brasil.
As inscrições podem ser realizadas aqui. Venha entender como o Brasil pode se destacar no novo tabuleiro do comércio mundial!
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Economia
Fatos comprovam a necessidade de nova Reforma Previdenciária
Fatores demográficos, econômicos e estruturais reforçam a demanda por mudanças
-
Economia
FecomercioSP e Fiesp discutem iniciativas para fortalecer o ambiente de negócios
EconomiaPIB cresce 3,4% em 2024; veja a avaliação da Federação
EconomiaCarta de Conjuntura: economia brasileira dá primeiros sinais de desaceleração