Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP lamenta decisão do Brasil de retirar oferta de adesão ao Acordo de Compras Governamentais da OMC

Vantagens do acordo englobam a redução de custos na compra de bens, serviços e obras

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP lamenta decisão do Brasil de retirar oferta de adesão ao Acordo de Compras Governamentais da OMC
As vantagens de adesão ao GPA são similares às de se ter uma economia mais aberta e internacionalizada (Arte: TUTU)

A decisão do Brasil de retirar a oferta de adesão ao Acordo de Compras Governamentais (GPA, na sigla em inglês), da Organização Mundial do Comércio (OMC), é um equívoco. O acordo permitiria que empresas estrangeiras tivessem acesso ao mercado de compras públicas do País. Da mesma forma, empresas brasileiras poderiam exportar produtos e serviços aos governos dos demais signatários do GPA.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Relações Internacionais, classifica esse tipo de iniciativa como mais uma medida protecionista e um retrocesso no processo de abertura da economia brasileira, que vinha sendo implementado nos últimos anos de maneira gradual e previsível. A decisão já foi encaminhada à OMC sob a justificativa de aguardar a volta à normalidade em um cenário de pandemia de covid-19 para retomar as negociações. 

O que é o GPA? 

O Acordo de Compras Governamentais (Agreement on Government Procurement) tem o objetivo de abrir esse mercado para empresas estrangeiras, garantindo tratamento igualitário perante a lei de licitações públicas nas compras de bens, serviços e obras públicas. Um dos benefícios previstos, por exemplo, é que a oferta isentaria as empresas estrangeiras de terem representantes legais no Brasil para participar de licitações — o que só se torna obrigatório caso a empresa vença a concorrência. 

Atualmente, o GPA inclui 48 países, a maioria deles desenvolvidos — como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, além da União Europeia —, totalizando um mercado de US$ 1,7 trilhão por ano. Por tornar o processo de contratação mais transparente, o acordo também pode ser encarado como uma ferramenta anticorrupção. 

Vantagens do GPA 

As vantagens de adesão ao GPA são similares às de se ter uma economia mais aberta e internacionalizada: redução de custos na compra de bens, serviços e obras; aumento da competitividade e produtividade; avanços tecnológicos; e, conforme já destacado, melhora dos processos de compras públicas, resultando em mais credibilidade e transparência. 

Efeitos para o Brasil 

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) buscou medir os impactos da adesão do Brasil ao GPA. Os cenários desenhados mostraram ganho líquido para o País, já que as perdas no Produto Interno Bruto (PIB) e no mercado de trabalho seriam compensadas pelo aumento das exportações, que teriam efeitos positivos sobre essas variáveis, e pelo ganho de eficiência do setor público. Vale ressaltar que o GPA admite uma fase de transição, ou seja, a nação entrante pode adotar políticas que amenizem os efeitos negativos. Diante disso, o Brasil poderia se beneficiar do status de país em desenvolvimento na organização. 

Uma das possíveis justificativas para a decisão é a de que a adesão ao GPA tiraria o poder de negociação e barganha do Brasil em acordos bilaterais. Entretanto, o argumento não procede, considerando que, em recentes declarações, o governo federal defendeu essa medida protecionista afirmando, inclusive, que pretende retirar as compras governamentais do Acordo Mercosul–União Europeia, estendendo e dificultando ainda mais negociações que já duram mais de 20 anos.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)