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Negócios

FecomercioSP lança cartilha com orientações para exportação de serviços

Material explica como empresas brasileiras podem ofertar seus serviços fora do País

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FecomercioSP lança cartilha com orientações para exportação de serviços

Cartilha traz informações sobre os trâmites necessários para exportação de produtos intangíveis
(Arte/Tutu)

Quando se fala em exportação, é comum pensar na venda de mercadorias para outros países. Contudo, o comércio internacional não se limita à venda de bens, envolvendo também transações de produtos intangíveis entre vendedor e consumidor domiciliados em países distintos. Em outras palavras, trata-se da exportação de serviços, uma área ainda pouco explorada, mas de grande potencial, pelas empresas brasileiras.

Para ajudar os empresários do setor de serviços a internacionalizarem seus negócios, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança a cartilha O que você precisa saber para exportar. O material traz um breve panorama das exportações de serviços no mundo e as diferentes formas de exportação, além de um passo a passo para comerciar com outras nações.

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No Brasil, a exportação de serviços está aquém de seu potencial. Basta ver pelos números: em 2016, as exportações do País somaram US$ 218 bilhões, sendo US$ 185 bilhões em mercadorias e menos de US$ 33 bilhões em serviços. Ou seja, o comércio de serviços com outros países corresponde a 15% das exportações brasileiras, porcentual abaixo da média mundial (25%). Na Espanha e nos Estados Unidos, por exemplo, o valor exportado proveniente dos serviços chega a 31% e 34%, respectivamente. Considerando todas as exportações de serviços no mundo, o Brasil responde por menos de 1% – precisamente 0,69%.

A cartilha da FecomercioSP põe à disposição dos empresários as informações sobre os trâmites necessários para exportação de produtos intangíveis, que são menos conhecidos do que os procedimentos para exportação de bens.

O material apresenta um plano de internacionalização, levando em conta a adaptação do serviço ao mercado-alvo. Também há considerações sobre a importância da promoção da empresa e dos serviços prestados no exterior e esclarecimentos sobre órgãos e entidades de apoio à exportação de serviços. A cartilha traz, ainda, informações a respeito de incentivos fiscais para exportadores e relaciona os documentos necessários para efetuação das vendas em mercados externos.

A FecomercioSP ressalta que exportar permite um maior crescimento da empresa, que se torna mais competitiva e lucrativa, além de torná-la menos vulnerável às oscilações do mercado interno. O empresário brasileiro tem um trunfo a seu favor: o mundo aprecia os serviços brasileiros, reconhecidos por sua criatividade, charme e competência de segmentos como o de tecnologia da informação.

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