Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP lança cartilha sobre Logística Reversa

Publicação traz conceitos e instruções fundamentais no processo de logística reversa em vários setores produtivos

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP lança cartilha sobre Logística Reversa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou, recentemente, a cartilha Resíduos sólidos, logística reversa: o que o empresário do comércio e serviços precisa saber e fazer, em atenção às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Desde que foi aprovada e regulamentada, em dezembro de 2010, a PNRS deu início a um conjunto de normas, resoluções, termos de compromisso e acordos setoriais com o objetivo de estabelecer a atuação ambientalmente correta de fabricantes, importadores, fornecedores e comerciantes no exercício de suas funções. Desde a escolha da utilização da matéria-prima na fabricação de produtos até o descarte correto de seus componentes (ou sua reutilização), o sistema exige conhecimento e engajamento por parte de toda a cadeia envolvida na operação.

Assim, ao encontro dessa necessidade, o material desenvolvido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação - presidido por José Goldemberg - tem como objetivo contribuir com o fortalecimento desse processo, levando até o profissional do comércio as instruções necessárias para o efetivo cumprimento da legislação, bem como orientá-lo no seu papel para a indústria e para o consumidor.

Com 144 páginas, em uma linguagem simples e ao mesmo tempo didática, a cartilha apresenta conceitos essenciais que servirão como subsídios para o profissional na tomada de decisões e, ainda,  peculiaridades que envolvem os mais variados ramos de negócios: embalagens (de agrotóxicos, de óleos lubrificantes e em geral); lâmpadas; medicamentos; óleos lubrificantes usados ou contaminados; pilhas e baterias; pneus e produtos eletroeletrônicos. Dados estatísticos, gráficos e análise de resultados - em âmbitos municipal, estadual e federal - compõem o conteúdo que, ainda, oferece dicas para o comerciante.

A cartilha “Resíduos sólidos, logística reversa: o que o empresário do comércio e serviços precisa saber e fazer” permanecerá disponível na íntegra, em versão online, aqui.

Fechar (X)