Editorial

12/09/2016

FecomercioSP realiza evento sobre parlamentarismo no Brasil

Com presença de ministros do Supremo Tribunal Federal, seminário acontece no dia 19 de setembro

FecomercioSP realiza evento sobre parlamentarismo no Brasil

Evento terá início com Aula Magna do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP e de honra da AIDE, Dr. Ives Gandra Martins
(Arte/TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza, no dia 19 de setembro, o evento “Parlamentarismo no Brasil: utopia ou possibilidade?”.

O seminário é uma iniciativa do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP em parceria com a Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE) e tem o objetivo de fazer uma análise sobre os sistemas políticos presidencialista, modelo em vigor no Brasil, e parlamentarista, bem como apresentar os prós e contras de cada regime para a sociedade.

As inscrições para o evento, que estão encerradas no site, serão disponíveis apenas no local do evento mediante disponibilidade de vagas remanescentes.

Palestrantes
O seminário começa às 8h e deve se estender até as 17h. O evento terá início com a Aula Magna do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP e de honra da AIDE, Dr. Ives Gandra Martins, sobre a democracia e o sistema representativo.

“Hoje, há um consenso nacional que as crises políticas brasileiras decorrem do esgotamento do modelo presidencialista. Na América Latina, a história do presidencialismo é de um permanente fracasso. No mundo inteiro, o parlamentarismo tem sido muito mais bem-sucedido”, afirma Gandra Martins. “Chegou o momento de meditarmos sobre qual será o melhor sistema para o País.”

Ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), doutores em Direito e acadêmicos participam dos painéis, que tratam sobre a crise do presidencialismo no Brasil, o parlamentarismo como alternativa, sistemas semipresidenciais, partidos políticos e sistema eleitoral, entre outros assuntos.

Confira aqui a programação completa do evento.