Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP, Sesc e Senac discutem economia, sustentabilidade e tecnologia com governo e empresas

A programação trouxe temas fundamentais para o País, como a IA, a adoção de práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e temas urgentes como sustentabilidade e alimentação

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP, Sesc e Senac discutem economia, sustentabilidade e tecnologia com governo e empresas
A Semana S contou, ainda, com diversas atividades – todas gratuitas – como oficinas criativas para iniciantes de cerâmica, gravura, costura e fotografia, bem como intervenções como o cortejo afro-brasileiro Ilu Inã e a mistura de circo e jazz (Crédito: Edilson Dias/FecomercioSP)

O Sesc, o Senac e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) reuniram empresariado, trabalhadores e trabalhadoras e sociedade em geral no Sesc Pompeia, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de maio, para discutir as transformações atuais que o mundo está vivenciando. O evento fez parte da Semana S, ação integrada do Sistema Comércio, encabeçado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

A programação trouxe temas fundamentais para o País, como a Inteligência Artificial (IA), a adoção de práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e temas urgentes como sustentabilidade e alimentação. “O propósito foi abrir reflexões e novos olhares acerca de aspectos essenciais envolvidos nas promoções do desenvolvimento socioeconômico do País e da dignidade humana”, afirmou Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente executivo da FecomercioSP e membro dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac.

Dentre os participantes para discutir esses assuntos nos painéis, estiveram Márcio França, ministro do Empreendedorismo do Brasil, Vanessa Pinsky, conselheira do Capitalismo Consciente Brasil, de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, e da jornalista Sônia Bridi.

Também participaram das conversas Rita Lobo, chef de cozinha e autora de livros da Editora Senac São Paulo, Rita Batista, apresentadora do programa É de Casa!, da TV Globo, e Martha Gabriel, futurista e pesquisadora de Inteligência Artificial (IA).

Além das mesas, o encontro do sábado (17) também contou com uma programação gratuita e diversa, que passa por música, arte, oficinas, gastronomia e experiências culturais sobre diferentes saberes, territórios e gerações. O evento promoveu ainda o show da cantora Zélia Duncan e a Feira Gastronômica e Sociocultural, com iniciativas de impactos social e cultural que vão da culinária de refugiados de países como Afeganistão e Haiti à cozinha quilombola e à gastronomia periférica, passando pelos coletivos Sabão do Povo e pela associação Mães do Brasil e chegando a artesanatos produzidos com palha de bananeira e cerâmica da Mata Atlântica. 

A Semana S contou, ainda, com diversas atividades – todas gratuitas – como oficinas criativas para iniciantes de cerâmica, gravura, costura e fotografia, bem como intervenções como o cortejo afro-brasileiro Ilu Inã e a mistura de circo e jazz da Fanfarra Circense Unidos do Swing. 

Três forças em prol do Brasil

FecomercioSP, Sesc e Senac São Paulo são instituições que atuam integradas para fortalecer os vários âmbitos da sociedade por meio da cultura, da educação e do apoio ao empreendedorismo. O Sesc São Paulo é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1946 por iniciativa do empresariado do setor do Comércio de bens, serviços e turismo. A sua missão é contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores dessas categorias, seus dependentes e da sociedade em geral, por meio de uma atuação educativa continuada no campo da cultura, do esporte, do lazer e da cidadania.

Atualmente, a instituição conta com 43 unidades no Estado, elaborando programas que abrangem áreas como Turismo Social, Saúde, Sustentabilidade, Diversidade, Acessibilidade e Alimentação, além de ações voltadas para crianças, jovens e idosos. Tudo isso sem contar o Sesc Mesa Brasil, projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Em 2024, as unidades do Sesc São Paulo receberam cerca de 28 milhões de frequentadores. 

O Senac São Paulo, por sua vez, se debruça sobre o campo da educação voltada para o mundo do trabalho. A instituição tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas para a vida profissional, sem abrir mão da formação cidadã. Com 63 unidades educacionais, entre elas os três campi do Centro Universitário Senac, os hotéis-escola em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e à distância, em diferentes áreas do conhecimento, além do Programa Senac de Aprendizagem, que prepara jovens de 14 a 24 anos de idade para o ingresso no mundo do trabalho.

Por meio do Programa Senac de Gratuidade, a instituição já beneficiou mais de 1,7 milhão de pessoas no Estado de São Paulo, concedendo bolsas de estudo gratuitas em cursos livres, técnicos e de ensino médio técnico, em variadas áreas do conhecimento, além do aprendizado de idiomas. 

Já a FecomercioSP representa cerca de 1,8 milhão de empresas paulistas que, reunidas, somam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São, sobretudo, pequenos e médios negócios que dão a tônica da economia nacional — para as quais a Federação atua na representação empresarial e colabora com orientação e programas de desenvolvimento dos negócios. Neste ano, a Entidade tem reforçado o pleito em favor de uma Reforma Administrativa estatal que melhore os serviços públicos e garanta melhores condições ao ambiente de negócios, o que seria uma conquista do empresariado e da sociedade.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)