Legislação
02/12/2016Golpe do falso boleto do IPTU exige atenção
Na capital, documentos falsos estão sendo enviados para a residência dos contribuintes e também via internet

A Secretaria de Finanças enfatiza a importância do cidadão analisar com cuidado o boleto do IPTU
(Arte TUTU)
A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico alerta os contribuintes sobre um golpe que está sendo aplicado por meio de falsos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
De acordo com as denúncias recebidas pela Secretaria, a fraude acontece por cobranças enviadas por correspondência e pela internet, utilizando, inclusive, logotipo e imagens iguais aos da Prefeitura de São Paulo.
A pasta verificou que alguns boletos continham a denominação "Reajuste de IPTU", que nunca é utilizada pela Prefeitura. Foram identificados ainda dois links fraudulentos: https://www.tributos-saopaulo-gov.com.br e https://www.iptu-sao-paulo-gov.com.br. A secretaria informou que já foi solicitadoo cancelamento dos domínios.
Medidas de segurança
A Secretaria de Finanças enfatiza a importância do cidadão analisar com cuidado o boleto do IPTU.
Em caso de dúvidas sobre a veracidade do documento, o contribuinte pode enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br ou solicitar a segunda via junto às subprefeituras. Outra opção é o endereço eletrônico oficial da Prefeitura.
A Secretaria orienta para que o munícipe evite fazer buscas na internet por “2ª via IPTU” em sites de pesquisas. Segundo o órgão, há o risco de ser direcionado para páginas utilizadas por fraudadores para gerar boletos semelhantes ao Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP).
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/golpe-do-falso-boleto-do-iptu-exige-atencao