Sustentabilidade
06/08/2014Google oferece US$ 1 milhão para projeto viável de energia limpa
Desafio é miniaturizar transformadores de corrente elétrica em alternada

O Google se associou ao Instituto de Engenheiros em Eletricidade e Eletrônica e lançou o “Littlebox Challenge” (Desafio da Caixinha), em que oferece um prêmio de US$ 1 milhão para quem desenvolver um projeto que torne a energia de origem solar ou eólica mais prática para uso cotidiano. A exigência é de que o aparelho seja pouco maior do que um laptop e transforme de forma eficiente a corrente elétrica em alternada, usada em residências e empresas.
As fontes de energia renovável como os painéis solares e os geradores eólicos produzem corrente direta, que deve ser transformada em alternada, que alimenta atualmente os complexos aparelhos que produzem energia a partir de fontes fósseis ou nucleares. O desafio é miniaturizar os transformadores de energia à décima parte de seu tamanho atual, semelhantes a um “cooler” grande.
As propostas podem ser enviadas até 30 de setembro. Os 18 finalistas notificados deverão levar seus protótipos de inversores a uma fábrica nos Estados Unidos em outubro de 2015. O resultado do concurso será anunciado em janeiro de 2016.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/google-oferece-us-1-milhao-para-projeto-viavel-de-energia-limpa