Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Horta em casa é opção prática para ter ervas e temperos frescos

Hortaliças, legumes e até frutas podem ser plantadas em vasos, jardineiras e canteiros

Ajustar texto A+A-

Horta em casa é opção prática para ter ervas e temperos frescos

Por Jamille Niero

A praticidade de ter verduras e temperos frescos a qualquer hora do dia é o que tem motivado muita gente a manter uma horta em casa. A falta de espaço não é mais problema para quem quer produzir suas próprias hortaliças – e em alguns casos, até frutas. É o caso da funcionária pública Jaqueline Yoko, que ganhou um vaso com temperos de presente da sogra há cerca de quatro meses. A sua horta contém cebolinha, manjericão e salsinha e só não é maior por causa da falta de espaço. “Tenho uma cachorra enorme que adora destruir tudo e, por isso, a hortinha tem um espacinho bem limitado onde bate sol”, conta. 

Ao contrário do espaço, que não precisa ser muito grande, o sol é um fator determinante para o sucesso de uma horta.  “Em primeiro lugar, é necessário ter, no mínimo, duas horas de sol todos os dias”, explica a paisagista Beatriz de Santiago. Segundo ela, se o espaço é pequeno – como uma varanda de apartamento – o plantio pode ser feito em jardineiras ou vasinhos com uma boa drenagem para não acumular muita água. Outra opção é montar uma horta vertical de temperos com vasinhos pendurados na parede. “É só colocar um pouco de terra por baixo e plantar os temperos. Fica lindo e não vai ocupar espaço”, indica a especialista. Ela elenca os melhores temperos para plantar: alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho, coentro e salsão. 

Além da exposição diária ao sol, outra regra de ouro para quem quer ter horta em casa é a água. Hortaliças, frutas e legumes precisam ser regados pelo menos uma vez ao dia. O ideal é regar no começo da manhã ou no final do dia, horário em que as temperaturas estão mais amenas. E a quantidade de água tem que ser medida conforme o tamanho dos vasos. Para não ter acúmulo de água nos vasos e evitar que as plantas apodreçam, é importante providenciar um sistema de drenagem. “A preparação do solo é fundamental para o sucesso da horta. Inicialmente, deve ser colocada a manta bidim, depois pedrinhas ou argila expandida e terra adubada”, acrescenta Beatriz. Para checar se o solo está seco sem sujar as mãos, a dica é usar um espeto de churrasco de madeira. “Se sair seco, é porque precisa regar”, diz o paisagista Giovanni dos Santos. 

A próxima etapa consiste em plantar as hortaliças. Se a horta for pequena, em vasos ou jardineiras, o ideal é adquirir mudas já prontas para plantar. Se a horta for no jardim ou em canteiros maiores, direto na terra, podem ser plantadas as sementes. “Quem não tem muita experiência pode comprar as mudas, porque exige menos cuidados do que as sementes”, aconselha Santos, paisagista responsável da empresa Mundo Verde Jardinagem. Também é preciso ficar de olho no espaço entre cada muda ou semente. A distância ideal entre pés de alface, por exemplo, é de 20 centímetros. Já cenouras e beterrabas podem ser plantadas com cerca de 10 centímetros de distância. 

Além de regar a horta diariamente, a manutenção básica exige a adubagem do solo semanal ou quinzenalmente. Esse adubo pode ser comprado em casas especializadas ou produzido pelo próprio dono da horta, por meio da compostagem. Para fazer o composto, é preciso colocar em um vasilhame camadas de restos de alimentos, como legumes e cascas de ovos, intercaladas em camadas. Armazenar esse material por cerca de 30 dias antes de usá-lo como adubo na horta. 

“Ter uma horta em casa vale a pena porque gera um produto orgânico, livre de elementos químicos, e fica à sua disposição para usar a hora que quiser. Além disso, pode ser encarado como uma terapia, porque a pessoa dispende tempo cuidando da horta”, conclui Santos. 

Projetos que incentivem a prática de ações sustentáveis podem concorrer ao 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Para mais informações e acesso às inscrições, clique aqui

Fechar (X)