Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

16/06/2015

Houve muita marquetagem, aponta Caio Blinder sobre economia brasileira

O jornalista é um dos entrevistados de uma série especial da FecomercioSP sobre os ambientes político e econômico do País

Ajustar texto: A+A-

Houve muita marquetagem, aponta Caio Blinder sobre economia brasileira

Por Alessandra Jarussi

“O ano de 2015 é muito sóbrio, negativo, de decepção e cobrança. O Brasil nos decepcionou outra vez [...] O ponto fundamental é que houve muita marquetagem sobre o País”. A afirmação é do jornalista Caio Blinder, que mora há mais de 20 anos em Nova Iorque, ao ser questionado sobre o olhar e as expectativas de quem vive fora do País. Ele é um dos entrevistados de uma série especial da FecomercioSP sobre a política econômica brasileira. O documentário foi gravado no início do ano, nos Estados Unidos, com entrevistas conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto.

Blinder lembra a capa da revista britânica The Economist, em 2009, dedicada ao Brasil, que trazia uma montagem com o Cristo Redentor decolando, como se fosse um foguete, sob o título “O Brasil decola”.

“Houve muita marquetagem. De um lado, a visão do Brasil do pré-sal, que vai dar um salto fenomenal, a passagem de emergente a país de Primeiro Mundo em um passe de mágica, em uma década, e, de outro, uma marquetagem que eu considero ainda maior: a do economista britânico Jim O’Neill, que cunhou a expressão BRIC. Foi uma arrancada histórica desses países, impulsionada pelas necessidades de commodities da China e por um certo cansaço natural das economias maduras. Houve um momento histórico do Brasil, que foi emblemático, com a capa da Economist, com o rabo do foguete no Cristo Redentor. Nessa marquetagem, todo mundo participou da festa: o Brasil movido a commodities, a consumo e um deslumbramento, que foi do País e do exterior”, conclui.

A TV Folha exibe, até 23 de junho, 13 entrevistas, que constam do documentário produzido pela FecomercioSP. Veja aqui a entrevista com Caio Blinder divulgada pela TV Folha.

Assista abaixo à entrevista no canal da FecomercioSP no YouTube.