Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios usados de pintura

Campanha Pintou, Sobrou, Levou, a ser realizada na cidade de São Paulo, convida o consumidor a participar e refletir sobre o destino adequado dos resíduos de pintura que não podem ser mais aproveitados

Ajustar texto A+A-

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios usados de pintura

Fique por dentro da campanha Pintou, Sobrou, Levou
(Arte: TUTU)

Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem a qualidade ao longo do tempo, e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar a ação Pintou, Sobrou, Levou, que será realizada de 5 de março a 5 de abril, das 10h às 17h, em quatro pontos na cidade de São Paulo, direcionada aos consumidores residenciais.
 
A iniciativa permitirá obter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.
 
Os responsáveis por idealizar a ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas; grandes varejistas do segmento; entidades setoriais; fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens; empresas de pintura; construtoras; incorporadoras; lojistas; áreas de transbordo e triagem; transportadoras de resíduos; e empresas de logística reversa.
 
Orientações
A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do item: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.
 
No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.
 
Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizá-las, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doá-las, o mais rápido possível (a fim de preservar as características das tintas) a uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso ou instituição social, ou, ainda, para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.
 
Os interessados podem obter informações sobre como participar, quais os itens que serão recolhidos e todos envolvidos na iniciativa pela página: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou.

Serviço:
Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura
Data: 5 de março a 5 de abril de 2022
Horário: das 10h às 17h
Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)
Endereços:

  • C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555
  • Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000
  • Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201
  • Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378

Mais informações: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou

Pesquisa

Como parte da campanha, será realizada uma pesquisa online com os consumidores, que ajudará a entender melhor o seu comportamento em relação à compra de tintas e acessórios de pintura, assim como ao descarte de sobras de tintas e dos acessórios pós-uso. Para responder, basta acessar o link https://forms.office.com/r/vZ0CsMTXpZ

 
Execução: Abrafati, SENAI-SP / Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente, Rafa Resolve
 
Realização: C&C, Telhanorte, Tintas MC, Leroy Merlin, FecomercioSP, Sincomavi, SindusConSP, Abeaço, Abiplast, Prolata, Sitivesp, Adolpho Lindenberg, Coral, Suvinil, Bomix, Engelux, Imangai, Ibratin, Rafa Entulhos, Plano&plano, Quartzolit, Multilix, Tegra, Trisul, Universo Tintas, Luca Ambiental.
 
Apoio: Cetesb e Governo do Estado de São Paulo.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)