Sustentabilidade
06/10/2014Inventores do LED azul ganham Nobel de Física
Pesquisadores foram premiados por possibilitarem “economia significativa de energia”, afirmou o júri

O Prêmio Nobel de Física foi concedido nesta terça-feira, 7, ao trio de pesquisadores Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura - os dois primeiros japoneses e o terceiro norte-americano - pela invenção do díodo eletroluminescente (LED), que permite uma economia significativa de energia.
Para o júri do prêmio, “os três pesquisadores produziram raios brilhantes de luz azul, a partir de semicondutores, no início da década de 1990, desencadeando transformação fundamental na tecnologia de iluminação”.
Antes, já existiam diodos vermelhos e verdes, mas somente com a luz azul foi possível viabilizar lâmpadas brancas econômicas. Criar o LED azul foi um desafio que se arrastou por três décadas.
Como é tradição, os cientistas receberão o prêmio durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, data da morte do fundador do prêmio, Alfredo Nobel, em 1896.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/inventores-do-led-azul-ganham-nobel-de-fisica