Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Itens para a bacalhoada ficam mais caros nesta Páscoa, aponta FecomercioSP

Segundo levantamento, preços dos chocolates, no entanto, têm queda de 10,62% no acumulado dos últimos 12 meses

Ajustar texto A+A-

Itens para a bacalhoada ficam mais caros nesta Páscoa, aponta FecomercioSP

A data comemorativa movimenta o mercado de trabalho e FecomercioSP estima que até 2 mil vagas temporárias sejam criadas no Estado de São Paulo para atender à demanda
(Arte: TUTU)

Os itens utilizados para o preparo de um dos mais tradicionais pratos da Páscoa, a bacalhoada, estão mais caros neste ano, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados de fevereiro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No acumulado dos últimos 12 meses, o tomate e a cebola foram os produtos que tiveram maior reajuste, de 48,26% e 27,18%, respectivamente. Outros itens como a batata-inglesa (18,20%), o brócolis (1,48%) e os pescados (2,52%) também registraram elevação nos preços.

Por outro lado, os preços médios do chocolate em barra e do bombom caíram 10,62% em relação ao ano passado.

Veja também:
Inflação de fevereiro registra a menor variação para o mês desde 2010
Custo de vida na região metropolitana de São Paulo tem alta de 0,05% em janeiro, a menor variação desde junho de 2017
Índice de Confiança do Consumidor cresce em fevereiro e atinge maior patamar desde março de 2014

Mercado de trabalho
Para atender à demanda da Páscoa, a FecomercioSP estima que até 2 mil vagas formais de emprego temporário sejam criadas no Estado de São Paulo. Tais admissões devem se concentrar até a primeira quinzena de março. A expectativa é que os hipermercados concentrem dois terços dessas contratações. A Entidade ressalta que essa é a primeira data comemorativa do ano para o comércio varejista, exigindo planejamento mais detalhado por parte do empresário.

A Federação reforça que, em 2017, foram gerados 1,6 mil postos celetistas, e, em 2016, a contratação de temporários quase não foi sentida em números, já que a tendência conjuntural era de retração no mercado de trabalho varejista. A projeção positiva para este ano se dá, segundo a FecomercioSP, pela continuidade do aumento da confiança dos empresários e pela própria expectativa de vendas mais positivas.

A assessoria econômica da Entidade ressalta ainda que, apesar do cenário mais otimista, resultado de uma melhor tendência do consumo das famílias, com inflação baixa, juros baixos e até mesmo melhoria gradual do mercado de trabalho, a estimativa deste ano é significativamente inferior aos números de 2014 e 2015, quando a contratação de temporários beirou 3 mil vagas no varejo paulista.

Fechar (X)