Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Livro 7 do UM BRASIL traz entrevistas com diferentes olhares sobre as fragilidades nacionais

Edição contempla 28 especialistas, como intelectuais, executivos, empreendedores e acadêmicos

Ajustar texto A+A-

Livro 7 do UM BRASIL traz entrevistas com diferentes olhares sobre as fragilidades nacionais

Projeto tem o objetivo de estimular cidadão a conhecer e participar da agenda nacional
(Arte: TUTU)

Ao longo de 2018, 28 convidados, entre os quais estão intelectuais, executivos, empreendedores e acadêmicos, examinaram as fragilidades socioeconômicas do País em entrevistas ao UM BRASIL. O material integra a nossa mais nova publicação: o livro UM BRASIL #7, disponível para download gratuito aqui.

De uma série que já conta com outras seis edições anteriores, o livro UM BRASIL #7 contempla 20 entrevistas, algumas com mais de um especialista no tema em questão. A curadoria do material teve como tarefa essencial reunir um time qualificado de convidados das mais diversas áreas do conhecimento, sempre com um objetivo comum: discutir o País.

Vale ressaltar que todas as entrevistas desta edição já estão publicadas no site do UM BRASIL.

Veja também:
FecomercioSP ganha prêmio de comunicação empresarial com livro do UM BRASIL

Debate FHC e professor José Goldemberg
As reformas necessárias para que o País tenha perspectivas melhores no futuro foram tema de debate entre o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), José Goldemberg. Eles falaram ainda sobre o Plano Real, qual seria o modelo de desenvolvimento mais adequado ao Brasil e os desafios da educação.

Viviane Mosé e Alexandre Schneider
A educação brasileira também foi analisada pela filósofa Viviane Mosé e pelo secretário de Educação da cidade de São Paulo, Alexandre Schneider. Na entrevista, produzida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), eles comentam as políticas públicas educacionais e os desafios de implantação das reformas curriculares recém‑aprovadas.

Bill Carter e Guilherme Rosso
Enquanto a educação passa por um período de crise, o empreendedorismo no campo da ciência passa por uma fase de expansão, segundo destaca o cofundador da Ashoka, Bill Carter. A conversa, que teve o apoio da Emerge Social, conta com a participação do CEO da organização, Guilherme Rosso.

Amyr Klink
Mais um novo tipo de empreendedorismo foi o mote da entrevista com o empreendedor, escritor e navegador Amyr Klink. Ele traça um paralelo entre os desafios do mar, da vida e da capacidade de criar do brasileiro. No encontro, realizado em parceria com a XP Investimentos, o velejador comenta a fase transformadora pela qual o País passa e acredita que o momento contribui para a construção de novos valores.

Joice Toyota e Marcelo Issa
Pensando o Brasil do futuro, outro debate, realizado em parceria com o Colégio Santa Marcelina, reúne a diretora‑executiva do Vetor Brasil, Joice Toyota, e o fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa. Eles apontam como melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio da seleção dos servidores e da valorização dos bons profissionais.

Patricia Ellen
A maneira de aumentar a eficiência no sistema público também foi tema da conversa com a presidente da Optum no Brasil e professora do Centro de Liderança Pública (CLP), Patricia Ellen. Com foco em saúde, o bate-papo, organizado em conjunto com o CLP, aborda como a tecnologia pode auxiliar a desafogar essa área.

Lawrence Reed, Derson Maia e Mônica Sodré
Outros desafios que permeiam diversos setores no País – como o inchaço do Estado, a desigualdade e a corrupção – foram tratados pelo economista e presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed. No encontro, feito com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele explica que os problemas citados têm relação com a falta de entendimento da diferença entre privilégios e direitos.

Essa reflexão esbarra em outra discussão importante: democracia como melhor alternativa de governo “por carregar valores essenciais como a preservação das liberdades individuais”. É o que apontam o servidor público federal e copresidente do Frente Favela Brasil, Derson Maia, e a cientista política e professora de pós‑graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mônica Sodré, em gravação organizada com o Colégio Bandeirantes.

George Niaradi e Tanguy Baghdadi
A atual política externa brasileira não ficou de fora da sétima edição do UM BRASIL: George Niaradi, pós-doutor em Direito Natural, e Tanguy Baghdadi, o professor de cursos de MBA do Ibmec, defendem a multiplicidade da agenda brasileira no cenário internacional e a concretização de novos acordos no debate promovido pela FecomercioSP e pelo Ibmec-SP.

Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo e Jean Galvão
Por fim, os cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo e Jean Galvão discutem os limites e o alcance do humor na atualidade em debate gravado pelo canal. Para arrematar, charges dos três artistas e de Benett, o mais novo integrante do time UM BRASIL, ilustram os encontros registrados no sétimo livro de forma bem-humorada.

Fechar (X)