Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Lixeira inteligente avisa quando está cheia

Cinco unidades já foram instaladas na cidade de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Lixeira inteligente avisa quando está cheia

Lixeiras inteligentes movidas à energia solar foram instaladas em cinco pontos da cidade de São Paulo e prometem uma solução inovadora para o sistema de resíduos sólidos. Isso porque as novas estruturas, batizadas de Big Belly (barrigão), avisam por SMS quando estão vazias, além de informar quando atingem 80% da capacidade ou que estão completamente cheias. A medida otimiza a eficiência das rotas de recolhimento do lixo, economizando não só transporte, mas também o uso de mão de obra.

Além disso, a energia gerada pelos painéis solares do modelo é utilizada para compactar os resíduos, aumentando a capacidade de armazenamento da lixeira para o equivalente a 12 unidades convencionais. Com o uso dos compactadores automáticos, a lixeira inteligente armazena até 600 litros de resíduos recicláveis sem a necessidade de manutenção. Para funcionar durante um mês inteiro, é necessária a absorção de raios solares por apenas oito horas. 

A lixeira, ainda, evita problemas como vandalismo, vazamento de chorume e contato de animais. O modelo importado foi instalado pela Inova Gestão de Serviços Urbanos na região dos Jardins, área nobre da capital paulista. O projeto está em fase piloto e contou com a parceria dos lojistas locais para ser colocado em prática. As cinco unidades da lixeira inteligente podem ser encontradas na Alameda Lorena com a rua da Consolação, na Rua Peixoto Gomide com a rua Oscar Freire, na Bela Cintra com a Oscar Freire, na Bela Cintra com a alameda Tietê e na Rua Melo Alves com a Rua Oscar Freire.

Fonte: EcoD

Fechar (X)